Friday, 03 de January de 2025
27 99902-4179
Cultura Conversa

O professor em meio à sociedade

Com Rondilei Paixão

20/10/2021 10h24 Atualizada há 3 anos
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
O professor em meio à sociedade

Uma sociedade é constituída por sujeitos que dividem entre si, conceitos fundamentais, conectando seus membros ao propósito da busca pelo bem comum de todos.

Partindo desse pressuposto, os sujeitos necessitam de políticas públicas que engajem em áreas específicas, que sanem suas necessidades sociais, como por exemplo, empregabilidade, saúde, segurança e educação.

Dessarte, para sanar a área da empregabilidade, independente do ramo de atuação do indivíduo, é necessário obter conhecimento daquilo que o empregado se propõe na sua esfera de trabalho, ou seja, ele precisa estudar aquilo para aprender, e esse conhecimento, mesmo que primário, se obtém através do campo da educação.

Pois bem, indo direto ao ponto em que pretendo chegar, concluo essa introdução, afirmando que, todos os profissionais qualificados existentes no Brasil e no mundo, um dia passaram por um professor, figurando o papel de estudante, aprendiz.

Assim sendo, porque no Brasil o professor é tão desvalorizado da forma que atualmente é, se é dele que saem todas as demais profissões que dão sustentabilidade à sociedade?

Além do baixo salário, também tem a questão da falta do reconhecimento social, visto que, muitos vêem o professor como uma figura socialmente irrelevante e neutra, ao invés de vê-lo com essencialidade, importância, relevância. Um exemplo claro, está no massacre acontecido em 2017, na creche Gente Inocente, em Minas Gerais, que vitimou a professora Heley de Abreu Silva Batista, que foi a óbito protegendo e salvando seus estudantes.

Vi e li sim, algumas reportagens cobrindo o fato naquela semana, porém, hoje, se perguntasse, “quem foi a professora Heley de Abreu?”, entre 10 pessoas, se dois responderem corretamente, é algo de se “aplaudir de pé”, enquanto, Suzane Louise Von Richthofen, assassina confessa de seus próprios pais (por participação) em 2002, ganhou até filmes contando sua história.

Na última sexta feira, dia 15, foi comemorado no Brasil, o Dia dos Professores. Mas o que os heróis da educação têm a comemorar com tamanha desvalorização? Queria muito obter uma resposta concreta de algum político, que em campanha, prometera investir na educação, mas como sei que dificilmente isso acontecerá, fica essa interrogação como uma reflexão.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Leila Há 3 anos ES Dias de resistência e perseverança! Querido , seu texto toca e sensibiliza o nosso coração!
SIMONE CLAUDE RAYMONDHá 3 anos SerraParabéns Rondilei! Ótima reflexão para o dia do professor que já passou. Já passou, mas nunca será esquecido por aqueles que o respeitam e admiram.
Jacqueline Há 3 anos Guarabira Verdade , infelizmente até na sala de aula muitos professores são desvalorizados, sem fala o salário Parabéns Rondilei pela matéria
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.