O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), voltou a subir o tom contra as políticas de segurança pública do Governo do Estado, principalmente às voltadas a proteção da criança e da mulher. Durante a inauguração da Casa Rosa, equipamento da Prefeitura de Vitória que atenderá as mulheres vítimas de violência, o parlamentar, disse que o Estado tem colocado todos os capixabas “de joelhos” diante dos altos índices de violência contra a mulher, que tem destaque diariamente nos noticiários da imprensa.
“Nós vivemos uma dura, triste e negativa história de feminicídio no Espírito Santo. Essa realidade coloca nosso estado num patamar negativo no nosso país. Ligamos a televisão, abrimos os jornais, as redes sociais, diariamente, e ficamos de joelhos diante de uma realidade cruel e dura de covardia contra a mulher. Ao atacar a mulher, ataca-se uma sociedade inteira. E é nesse momento que se mostra a diferença entre falar para se buscar uma eleição e fazer, efetivamente”, pontuou.
O presidente do legislativo estadual teceu elogios a Casa Rosa, uma promessa de campanha do prefeito Lorenzo Pazolini, e disse que o dinheiro público bem empregado vai mudar a realidade do Espírito Santo. “Sim, é possível fazer. Com políticas públicas de eficiência, com o dinheiro público bem empregado, nós podemos mudar essa realidade desafiadora e sermos referência no Estado e no Brasil”, disse.
Musso mencionou ainda que as autoridades públicas precisam estar voltadas às políticas públicas de proteção e cuidado à mulher durante todo o ano e, especialmente em outubro, mês de alusão a prevenção ao câncer de mama. “Nesse mês em que o mundo se volta ao cuidado da mulher, precisamos lembrar que o cuidar das pessoas deve ocorrer o ano inteiro e a inauguração da Casa Rosa é representativa”, enfatizou, afirmando que quando se tem vontade política não se faz evento para “lançar papel e depois de anos tentar licitar e depois ainda tentar entregar”.
Na solenidade, estiveram presentes deputados, secretários, vereadores, servidores, representantes do poder
Judiciário, lideranças comunitárias e moradores da capital.
Casa Rosa – O Centro de Atenção à Mulher e à Família, a Casa Rosa, atenderá mulheres e seus filhos vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade. Um dos objetivos do espaço é prestar cuidado em saúde aos cidadãos da capital, em situação de violência, contribuindo com a ressignificação e superação de traumas e interrupção da cadeia de violência por meio de ações de acompanhamento e prevenção.
A Casa Rosa é uma política de governo municipal que reúne as secretarias de saúde, assistência social, cidadania e educação do município de Vitória.