Wednesday, 01 de January de 2025
27 99902-4179
Cultura Momento de Fé

Dia de Ação de Graças

Com Rev. Ronaldo Gasparini

01/12/2019 09h51
Por: Hudinho Martins Fonte: Diversas

'Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios' -  Salmos 103:1-2.

Vários países tem aderido sua comemoração devido a sua popularidade, facilidade de comemorar e motivação (agradecer a Deus pelas bênçãos).

O “Thanksgiving Day”, como é chamado nos EUA, iniciou-se como uma maneira de celebração e gratidão a Deus pela boa colheita do ano. Justamente no outono, onde a colheita é recolhida, é comemorado o Dia de Ação de Graças, a saber: na quarta quinta-feira de novembro.

O primeiro dia de Ação de graças deu-se após os colonos (que fugiram da Inglaterra para os Estados Unidos buscando liberdade religiosa) terem péssimas colheitas e um duro inverno no ano 1620, mas na colheita de 1621 todos foram surpreendidos, a alegria foi tanta que o governador da vila (de Plymounth, Massachusetts) declarou a comemoração que foi programada para o início do outono de 1621, separaram os melhores frutos e juntamente com os índios celebraram e agradeceram a Deus pela maravilhosa colheita.

Em várias outras culturas, também existiram (e existem) este tipo de comemoração, agradecendo e celebrando pelas bênçãos, dádivas recebidas no decorrer do ano.

É válido ressaltar que foi o Presidente dos Estados Unidos (1863) Abraham Lincoln, quem decretou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, sendo homologado também pelo Congresso Americano.

Neste dia, são relembradas as bênçãos recebidas no ano, a comunhão com a família e também a comemoração, com um prato típico, dentre os principais, está o Peru, tanto que o Dia de Ação de Graças também é apelidado de “Turkey Day” (Dia do Peru).

Por que estou falando de uma data comemorativa que é mais oficial e forte em outro país?

Em primeiro lugar, acredito firmemente que todas as oportunidades que temos para agradecer e buscar a Deus, podemos – e devemos – aproveitá-las como pretexto.

Em segundo lugar, sou muito grato a Deus pelo ano de 2019, com todas as realizações, conquistas, e até mesmo com alguns “Nãos” que recebi, mas afinal... “Tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28), e como eu amo muito ao meu Deus, sei que tudo foi para o meu bem.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.