Aumentar a criatividade infantil e fortalecer vínculos. Esses são os principais objetivos do Programa Criança Feliz, que atende a 47 famílias na cidade, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtades) da Prefeitura de João Neiva.
As famílias cadastradas recebem uma visita semanal de funcionárias do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). As profissionais orientam como as famílias podem desenvolver atividades lúdicas com as crianças, aumentando assim, o potencial criativo dos pequenos e fortalecendo vínculos familiares.
O programa também tem um olhar especial para as gestantes. No caso das futuras mamães, elas recebem a visita das profissionais do CRAS uma vez por mês. É um momento para conversar e preparar a gestante sobre os cuidados necessários com o bebê.
Podem participar do Programa Criança Feliz, famílias com crianças de zero a três anos. Para crianças com algum tipo de deficiência, o programa é ampliado para até seis anos de idade. O CRAS é o setor responsável em fazer o cadastramento das famílias interessadas.
O Programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal, instituído por meio do decreto nº 8.869/2016 e conta com a participação dos estados e municípios para o desenvolvimento das ações. No Espírito Santo, a Secretaria Estadual de Assistência Social (Setades) é a responsável pelo direcionamento estadual do programa, cabendo ao municípios a implantação das atividades de acordo com as orientações recebidas.