Os pequenos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro durante sua estadia em Nova Iorque, nos Estados Unidos, por ocasião da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), foram organizados pelo grupo 342artes, comandado por Paula Lavigne, esposa do cantor Caetano Veloso. A informação é o do site O Antagonista.
Segundo o site, o grupo foi responsável por espalhar cartazes críticos a Bolsonaro na região do entorno da sede do prédio da ONU e do hotel InterContinental Barclay, onde a comitiva presidencial ficou hospedada. Eles também contrataram um caminhão para circular pela região com frases e imagens contra Bolsonaro.
Ainda nesta terça, em um vídeo nas redes sociais, o presidente ironizou a ação do grupo, a quem chamou de “meia dúzia de acéfalos”.
– Olha só. Tem aproximadamente dez pessoas aqui, fazendo um escarcéu. As pessoas estão fora de si. Logicamente, a imprensa brasileira vai dizer que houve uma manifestação enorme contra mim aqui, em Nova Iorque – apontou.
O presidente seguiu com as críticas e disse que havia mais gente da imprensa do que manifestantes no local.
– Esse bando nem sabe o que ‘tá falando ali. Se ‘tá protestando, devia estar num país socialista, e não nos Estados Unidos. A imprensa vai dizer que foi uma megamanifestação contra o presidente. [Essas pessoas] Só têm porcaria na cabeça – afirmou.