Saturday, 25 de January de 2025
27 99902-4179
Geral Homenagem

Erick Musso homenageia os 150 anos dos Batistas no Brasil

A homenagem contou com a participação do presidente da Convenção Batista Brasileira, pastor Fausto Vasconcellos de Aguiar, do presidente da Convenção Batista do Espírito Santo, pastor Lemim Vieira Lemos, do presidente da Câmara de Vitória, vereador Davi Esmael e do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

18/09/2021 09h11
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Momento de execução do Hino Nacional.
Momento de execução do Hino Nacional.

Em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), homenageou os 150 anos da presença da igreja Batista no Brasil. Foram homenageadas as primeiras igrejas Batistas dos 78 municípios capixabas.

Em seu discurso, o presidente reconheceu o trabalho dos Batistas no Brasil, em especial no Espírito Santo. “Acreditamos que foi com trabalho árduo e abnegado, que os fundadores da igreja Batista a edificaram, sempre buscando em Deus a força e o descanso para deixar um bom legado aos que procuram”, disse.

O papel social também foi destacado pelo presidente do legislativo. “Uma igreja que tem atuado em várias frentes, promovendo e contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social do capixaba, por meio de vários ministérios e projetos, que vão desde a ressocialização, atendimento espiritual, aconselhamentos, capacitação humana, assistência espiritual, psicológica e familiar, dentre outros”, disse.

Durante a solenidade, houve a apresentação do Coral da Cristolândia e do grupo Madrigal, da Primeira Igreja Batista de Vitória. A homenagem contou com a participação do presidente da Convenção Batista Brasileira, pastor Fausto Vasconcellos de Aguiar, do presidente da Convenção Batista do Espírito Santo, pastor Lemim Vieira Lemos, do presidente da Câmara de Vitória, vereador Davi Esmael e do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. Os homenageados receberam placas e certificados.

História – No último dia 10 de setembro foi celebrado os 150 anos de trabalho Batista no Brasil. Com o fim da Guerra da Secessão (1861-1865) milhares de famílias da América do Norte fugiram em busca de uma nova vida na Europa e América do Sul, incluindo o Brasil e, com essa imigração, vieram alguns batistas que, ao chegar ao nosso país, especificamente  em Santa Bárbara d’Oeste - SP, realizavam cultos em inglês nas casas, e, após algum tempo, sob a coordenação do pastor Richard Ratcliff, formou-se à primeira igreja batista na vila do americanos, (que posteriormente foi emancipada como município de Americana) em 10 de setembro de 1871, marcando o pioneirismo desta instituição religiosa em solo brasileiro que até então somente professava o catolicismo.  A partir destes pioneiros, denominação Batista se concretizou em vários outras cidades e capitais do Brasil, como Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Alguns anos mais tarde, uma parte desse grupo de batistas, com apoio de outras igrejas já vigentes, letos da Igreja Batista de Nova Odessa e membros da Primeira Igreja Presbiteriana, uniram-se para formar, também de Santa Bárbara d´Oeste, fundando oficialmente, a Igreja Batista Memorial em Santa Bárbara d´Oeste no centro da cidade em 20 de março de 1955, em memória a primeira formação da Primeira Igreja Batista do Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.