Dispostos a encararem um grande desafio, um grupo de ciclistas de Aracruz liderados por Adilson Calheiros vai embarcar, ou melhor, vai montar em suas bikes para encarar uma viagem até o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida na cidade de Aparecida do Norte em São Paulo.
A partida está prevista para a próxima segunda feira (13), onde segundo informou Adilson, o grupo vai sair por volta de meia noite da Praça Central de Aracruz.
“A gente prefere sair à noite pois é mais tranquilo, tem menos trânsito, menos calor, o que facilita a não desidratação do ciclista”.
O primeiro trecho será de Aracruz a até Cachoeiro de Itapemirim o que significa 228 km de pedalada inicial, só aí, eles deverão fazer a primeira parada para descanso e checagem de itens em suas bicicletas.
A partir deste ponto, o grupo vai pedalando de cidade em cidade até alcançar o objetivo que é a chegada em Aparecida, segundo Adilson, isso deve ocorrer em seis dias de percurso.
Preparo
Uma viagem de bicicleta desta distância requer planejamento e estratégia para que tudo ocorra dentro dos padrões, afinal eles vão trafegar por vias de alto risco e trechos altamente complicados no que diz respeito a trânsito.
Por isso mesmo, faz parte do planejamento além do descanso em cada cidade que a equipe fizer sua parada, a reidratação e a alimentação de cada um.
As bicicletas são verdadeiras máquinas e podem valer uma fortuna, são equipamentos altamente preparados para suportarem o desgaste da viagem.
A Polícia Rodoviária Federal já foi informada do grupo que irá fazer o pedal e o trecho por onde irão passar.
Outro ponto importante é a segurança de quem vai pedala ressaltou Adilson, “vamos sempre com muito cuidado e com batedores de nosso próprio grupo que serão responsáveis por sinalizar aos motoristas que há um grupo pedalando a seguir, mas nunca tivemos nenhum problema quanto a isso, os motoristas são sempre muito respeitosos conosco”.
Um carro de apoio acompanhará a ventura a distância, o veículo contará com mecânico especializado para suporte, caso seja necessário.
Eles estão recebendo apoio de nutricionista e algumas empresas que se dispuseram ajudar, na alimentação e hidratação durante todo o percurso por exemplo Papa Pizza, já a Sport Bike vai ajudar com o transporte das bicicletas no retorno, além de disponibilizar um mecânico especializado para suporte durante a viagem.
Paulinho Material de Construção fará o apoio logístico no transporte dos ciclistas do aeroporto a Aracruz.