O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), participou no início da noite desta quinta-feira (02) da audiência pública sobre os desafios e oportunidades do exploração do sal-gema, que aconteceu no município de Conceição da Barra, região que pertence à maior jazida da América Latina.
O evento, uma parceria entre a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Marcelo Santos (Podemos) e o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, presidido pelo deputado federal Da Vitória (Cidadania), apresentou estudos e as ações necessárias para receber os investimentos futuros em concordância com a comunidade.
Musso ressaltou que em cinco décadas, cerca de 15 mil novas oportunidades de emprego serão criados em solo capixaba com a exploração do sal-gema. “Precisamos de um ambiente institucional equilibrado, de muito planejamento e uma política pública eficiente para que isso saia do papel e melhore efetivamente a vida das pessoas” disse, afirmando que a desburocratização da máquina pública é fundamental para o crescimento do Estado.
Disse ainda que a pauta da exploração do sal-gema é uma pauta de estado e que, quando os interesses dos capixabas estiverem colocadas à mesa, não há nenhuma divergência político partidária que possa sobressair. “Nós, da Assembleia Legislativa, estamos de pé e a ordem, dentro dos nossos limites e possibilidades, para fazer o processo andar”, finalizou.
Estiveram presentes ainda os deputados estaduais Raquel Lessa (PP), Freitas (PSB) - que preside a Frente Parlamentar de Apoio e Debate a Exploração das Jazidas de Sal-Gema da Assembleia Legislativa - e Marcos Madureira (PRP). Ainda o deputado federal Filipe Rigoni (sem partido) e vários prefeitos da região Norte, entre outras autoridades da região, como vereadores e líderes comunitários.
Sal-gema - O sal-gema se destaca por ser um produto consumido assiduamente pelos cidadãos, sendo indispensável no tratamento de água, purificação de gases, na preparação de determinados alimentos e no complemento da alimentação de gado. Na indústria, é bastante aproveitado para o tratamento de óleos vegetais e a produção de vidro, papel, tintas, produtos farmacêuticos e cosméticos.