Thursday, 09 de January de 2025
27 99902-4179
Cultura Olho Aberto

BR 101 Ibiraçu: "Uma duplicação que pode acabar com a identidade local."

Com Yuri Furieri

25/11/2019 10h10 Atualizada há 5 anos
Por: Hudinho Martins Fonte: Diversas
BR 101 trecho Ibiraçu
BR 101 trecho Ibiraçu

Muito se tem ouvido falar ultimamente sobre as obras de duplicação ao longo da BR 101, mas aos olhos dos motoristas que utilizam é de se concordar que será um ganho acachapante. Entretanto ao pequeno trecho, porém grande numa identidade que aos poucos vai levando o nome de Ibiraçu a lugares antes nunca alcançados. Nosso município é um dos que recebe o ISS, recurso esse que deve ser investido 25% em educação, 15% em saúde e o restante em investimentos e custeio de despesas. Um dinheiro muito bom para a municipalidade trabalhar em benefício de todos. No ano de 2018 a ECO 101 repassou aos municípios mais de 32 milhões em imposto sobre serviços, mas infelizmente a concessionária está deixando a desejar atrasando as obras, onde deveriam ser duplicados 193km, hoje temos apenas 20km duplicados.

Onde Ibiraçu pode ser prejudicada com essa duplicação? Vamos lá.  Estão acontecendo alguns estudos, onde a duplicação iria passar por um trecho que seria mais prejudicado, sendo entre os km 212 ao km 214, pois casas, lanchonetes, e o patrimônio histórico que é a Igreja Matriz da comunidade católica do município. Em algumas reuniões com a população foram sugeridas uma rota cortando por fora desse trecho, foram dito que seriam indenizadas as famílias, entre outras sugestões. Mas para onde iriam as centenas de funcionários que essas gigantes lanchonetes contratam? Essas lanchonetes contribuem muito para a cidade, digo financeiramente, economicamente, geram empregos e além de serem difusoras expressivas da potencialização do nome e marca estadual como cidade do pastel.

Lembro quem em junho de 2018 enviei um e-mail a ECO 101 solicitando um semáforo por acionamento com botão próximo a Parada Sfalsin, visto pela quantidade de pessoas que diariamente transitam pelo local gerando um risco iminente aos cidadãos, infelizmente me responderam que não seria possível, pois esse trecho não contemplava essa demanda. Infelizmente  em Agosto de 2018 pouco mais de 2 meses após a cobrança sem sucesso, um senhor foi atropelado e veio a óbito logo em frente a Parada Sfalsin.

É inadmissível o descaso que estão dando a nossa Ibiraçu, não podemos aceitar essa brutalidade que estão fazendo conosco, não queremos perder nem mais uma vida e muito menos nossa Identidade como a “Capital não só Estadual, mas como a Capital Mundial do Pastel!”

Você cidadão, não deixe de acompanhar cobrando pelo bem do município, participe das reuniões, abram chamados junto à concessionária, façam o que for necessário para que não sejamos prejudicados, afinal Ibiraçu merece muito mais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.