Um Projeto de Lei no mínimo curioso foi apresentado pela vereadora do município de Fundão Professora Sônia Lusia Neves (Patriota), e está gerando muitas risadas e polêmicas pela cidade.
Segundo a proposição da vereadora “o município de Fundão é conhecido por suas tradicionais cavalgadas, cuja rota percorrida pelos animais e apaixonados pela prática perpassa as principais vias da cidade, deixando um rastro desagradável pelas ruas”.
Ainda segunda a parlamentar “a existência de fezes de cavalos nas ruas, além da sujeira e do mau cheiro, possibilita a criação de focos de transmissão de doenças”.
Ela justificou a iniciativa dizendo que recebeu várias reclamações de populares.
O Projeto ainda prevê multa para quem não colocar as fraldas nos animais.
“O não cumprimento da referida lei, implicará em multa, no valor de 100 (cem) VRTE, cerca de R$ 364,59 (um VRTE vale hoje R$ 3,6459)”.
Nas redes sociais populares questionaram a iniciativa da parlamentar “não existe isso, meu Deus”, escreveu um internauta. “Pensa nos cavalos de fraldas pelas ruas” ironizou outro.
Ao ser procurado, Sandro Lima (PSD) presidente da Câmara disse ser uma matéria polêmica, ele disse ter sido pego de surpresa com esse projeto, já que a vereadora Sônia tem sido atuante em pautas importantes para a comunidade, mas que desta vez a proposição talvez não faz sentido.
Segundo informou a presidência o projeto está na fase de admissibilidade, e caso seja recebido, deverá ser encaminhado primeiro para as comissões da casa avaliarem sua legalidade, e só após iria ao plenário para votação, mas isso não tem data definida.