Aracruz perdeu ontem(19), a principal representante da Cultura do Congo, Astrogilda Ribeiro dos Santos popularmente conhecida como Dona Astrogilda, que faleceu aos 88 anos na Vila do Riacho.
Recentemente Dona Astrogilda esteve internada por complicações da Covid-19, mas superou a enfermidade e voltou para sua casa, porém, precisou retornar a internação hospitalar após algumas complicações na saúde.
A banda de Congo São Benedito do Rosário em Barra do Riacho uma das mais antigas do Brasil fundada em 1798 por povos indígenas. Astrogilda estava à frente da banda desde seus 20 anos de idade, ou seja, por pelo menos 68 anos.
O legado da Rainha do Congo para a cultura aracruzense e capixaba é reconhecido por todo estado e por diversas autoridades.
A Prefeitura de Aracruz divulgou uma homenagem onde destacou o amor de Dona Astrogilda pela Cultura e representação de sua arte.
“Mulher de grande força, sabedoria, exemplo de fé”, destacou na postagem.
O vereador Léo Pereira (DEM), é morador da Vila do Riacho e postou em suas redes sociais:
“Toda comunidade sabe o valor da Dona Astrogilda, mas, de forma especial, eu tive o privilégio de construir uma amizade com ela, que vou guardar para sempre”.
O ex-governador Paulo Hartung se manifestou pelas redes sociais:
“De coração e alma capixaba, ela contribuiu para manter viva as nossas tradições culturais. Meus sentimentos à família e aos amigos”.