Um morador de Fundão relatou a nossa reportagem que vivenciou um drama ao precisar do serviços no Pronto Atendimento de Fundão.
Segundo Leandro Gomes, os problemas começaram já na prestação do socorro pela ambulância que demorou a chegar ao local solicitado. Mas as coisas pioraram ao chegar no plantão do PA da cidade. De acordo com o relato de Leandro, sua mãe que estava em situação bem fragilizada e em estado grave, pois enfrentava um câncer, recebeu uma negativa de uma das médicas do plantão sem mesmo avaliar a paciente com mais profundidade.
O morador afirma que os assistentes prestaram um bom atendimento, mas que a situação se agravou e mesmo sem estrutura, sua mãe precisou ser entubada. Leandro afirma que foi preciso fazer algumas improvisações para que o procedimento de intubação pudesse ser concluído, já que no local não há a mínima estrutura para estes procedimentos. No fim, não teve jeito e sua mãe acabou falecendo.
Ele afirma que existe falta de medicamentos básicos, camas em péssimo estado forradas com madeirite, falta de equipamentos, dentre outras observações.
Leandro Gomes que é profissional da saúde e trabalha no SAMU, encaminhou a denúncia para o Ministério Público do ES, segundo ele é preciso evitar que isso se repita com outras famílias, e mesmo tendo perdido sua mãe a dona Vera Lúcia, é preciso pensar na coletividade.
Comissão de Saúde
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Fundão vereador Janderson Luiz Soares (Podemos), disse que a Comissão tomou ciência dos fatos, que foi assunto de pauta na tarde de ontem (29), e hoje será encaminhado ao prefeito Gil (PSB) para ciência, apuração e providências cabíveis. Mas que estará acompanhando as atitudes do executivo quanto ao ocorrido.