As aulas presenciais em todos os níveis de escolaridade estão liberadas em todo o Espírito Santo. A partir desta segunda-feira (21), independente da classificação de risco, as escolas podem receber alunos para as atividades, resguardando os cuidados necessários em decorrência da pandemia covid-19.
As escolas deverão seguir protocolos de segurança sanitária como distanciamento, uso de máscaras e fornecimento de álcool em gel ou material de higienização das mãos.
Em turmas maiores, poderão fazer rodízio entre os alunos, separando grupos para formato remoto e para o comparecimento nas escolas.
Classificação de risco
58 municípios do Espírito Santo estão no risco moderado para a transmissão de coronavírus nesta semana. A classificação, que inclui também todos os da Grande Vitória, foi divulgada no mapa de risco divulgado na última sexta-feira (18) e que passa a ser válido a partir desta segunda.
Assim, o funcionamento de bares e restaurantes e o atendimento presencial no comércio ganha horário estendido. Em risco moderado, bares e lanchonetes podem atender ao público presencialmente de segunda a sábado, até às 22h, e aos domingos até às 16h.
Somente cinco municípios foram considerados de risco alto: Ibatiba, Marataízes, Pinheiros, Ibiraçu e Mantenópolis. Essas localidades terão mais restrições nos serviços do dia-a-dia. As demais 15 cidades estão em risco baixo. O novo mapa é válido até o próximo domingo (27).
Nessas cidades, restaurantes podem funcionar das 10h às 20h, de segunda a sexta, e aos sábado, das 10h às 16h. Bares não poderão abrir.