No dia 06 de julho a Prefeitura de João Neiva, através das Secretarias de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades), Educação (Semed), Saúde (Semsa) e de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte (Semuc) realizará uma live como ação da Campanha “Não fique calada! Denuncie!”, que é voltada para a conscientização, informação, prevenção e alerta às mulheres sobre a violência doméstica e a importância de denunciar o agressor. Ela acontecerá no facebook oficial do executivo, às 15h.
A secretária da Semtades Eni Martins de Araujo Del Pupo informa que a live será um bate-papo entre assistente social, psicóloga e advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), juntamente com a assistente social da Semsa. “Os profissionais vão discutir assuntos relevantes ao tema, além de responder os questionamentos que podem ser encaminhados clicando no link no final da matéria até o dia 29 de junho. As perguntas serão respondidas de forma anônima”.
Eni conta que a live terá como foco principal a importância de denunciar o agressor. “O medo de denunciar é normal, porém, é importante e necessário que as mulheres busquem coragem para que a situação não piore ainda mais”.
Ela acrescenta que além da agressão física, muitas mulheres também sofrem violência psicológica. “Muita gente pensa que esse tipo de ação não é violência. Mas é sim, e deve ser denunciada. Nunca aceite agressão. Denuncie”.
A psicóloga Karine da Silva Alvim explica que a violência contra mulher ultrapassa gerações e precisa ser discutida diariamente. “A mulher vem ganhando espaço em diversas esferas socioculturais, mas ainda sofre os efeitos de uma sociedade machista e é nosso dever enquanto sociedade conhecer e identificar os tipos de agressão para que possamos lutar por direitos de justiça, através dos debates e da conscientização social, com o intuito de eliminar qualquer ato de violência contra mulher”.