Saturday, 11 de January de 2025
27 99902-4179
Geral Alerta

Pandemia derruba doações de sangue em até 50%

Com baixa nos estoques acentuada pela Covid-19, Hemoes reforça protocolo sanitário à espera de doadores

14/06/2021 08h16
Por: Redação O Diário Fonte: Ales
O mês de junho costuma ser o mais crítico nos estoques dos centros de coleta de doações
O mês de junho costuma ser o mais crítico nos estoques dos centros de coleta de doações

“O sangue não é fabricado, não é vendido, não é comprado”. Assim a diretora-geral do Hemocentro de Vitória, Marcela Murad, busca conscientizar os capixabas para que se tornem voluntários. A frase ganha mais peso no cenário de pandemia, cujos impactos acentuaram a baixa nos estoques e hoje são responsáveis por uma queda na doação que varia entre 40% e 50% no Hemoes, localizado em Maruípe.

Se o número de doadores ideal gira em torno de 100 a 120 por dia, atualmente passam pela unidade uma média 60 a 70, explica a diretora. “Tivemos desde o início da pandemia uma queda considerável nas doações de sangue. Vivenciamos diariamente os reflexos causados pela queda nas doações. As pessoas ainda encontram certo tipo de receio de comparecer nos hemocentros devido à pandemia”.

No entanto, segundo ela, não há o que se preocupar. “O hemocentro é um lugar seguro”, garante. “Intensificamos todas as nossas ações de higienização, adotamos todos os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Nossos servidores estão devidamente treinados, capacitados, fazem o uso de todos os EPIs (equipamentos de proteção individual)”, frisa. Na sala de doação, as cadeiras são usadas de maneira intercalada e limpas com álcool.

Conforme explica, o risco de contaminação por Covid-19 durante todo o processo de doação é o mínimo possível porque as pessoas que comparecem ao local não podem apresentar nenhum sintoma gripal e devem estar bem de saúde. “Se tiver tido suspeita de Covid tem que ficar um período de até 30 dias para comparecer”, pontua (veja as diretrizes abaixo).

Conscientização

Para piorar, Marcela lembra que junho é considerado o mês de maior escassez nos estoques no Brasil. Isso se deve ao início das férias escolares, em que muitas pessoas viajam, e ao começo do inverno (dia 21), quando há maior incidência de doenças respiratórias. Daí um dos motivos do Junho Vermelho para conscientizar os cidadãos. “Não existe na indústria farmacêutica nada que substitua o sangue”, reforça ela.

A campanha foi o que levou Leonardo Leal dos Santos, 42 anos, a ir ao Hemoes pela primeira vez. O morador de Itaparica, Vila Velha, disse que sempre teve vontade, mas a correria do dia a dia o impedia, até que resolveu tirar um tempo para se tornar voluntário. Embora tenha pesado certo receio para doar durante a pandemia, revelou que se sentiu convencido com os cuidados adotados. “Realmente está seguro, desde a entrada até o local da doação”.

Pela sexta vez comparecendo ao Hemoes e já acostumado com o ambiente e profissionalismo da equipe, para Lucas Souza Barboza, 26 anos, a Covid-19 não foi um empecilho – nesse período ele contribuiu com duas doações em 2020, além desta em junho de 2021. “É importante, porque a gente pode ajudar uma pessoa que está precisando, reforçar o estoque, não custa nada”.

Lucas contou que passou a comparecer ao Hemocentro de Vitória com frequência depois de doar sangue pela primeira vez a um amigo - na ocasião, teve que pegar uma autorização por ser menor. Também reconheceu a importância do ato quando ele mesmo precisou de ajuda. “Já tive dengue hemorrágica e já precisei de plaquetas”, revelou ele, que mora em Maruípe.

Onde doar

Hemocentro de Vitória
Av. Marechal Campos, 1.468 - Maruípe, Vitória (ao lado do Hospital das Clínicas)|27 3636-7920

Unidade de Coleta de Sangue da Serra
Av. Eudes Scherrer de Souza, s/nº, Laranjeiras, Serra|27 3218-9429

Hemocentro de Colatina
Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro, Colatina|27 3717-2800

Hemocentro de São Mateus
Av. Othovarino Duarte Santos, s/nº, Pq. Washington, São Mateus |27 3767-7954

Hemocentro de Linhares
Av. João Felipe Calmon, 1.305, Centro, Linhares|27 3264-6000

Coleta externa



Cidadãos, instituições públicas e particulares ou entidades interessadas em reforçar o banco de sangue podem agendar uma coleta externa, que poderá ser feita pelo ônibus do Hemoes ou por meio da coleta itinerante. Basta enviar solicitação para o e-mail hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br e cumprir os requisitos necessários para cada um dos casos.  É preciso fazer a solicitação com antecedência. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.