Thursday, 09 de January de 2025
27 99902-4179
Cidades Enganados

Prefeitura de Aracruz não paga, e São Camilo anuncia que vai paralizar serviços

Primeiro a prefeitura anunciou um aumento de mais de 100%, mas não cumpre com os pagamentos, informa o hospital.

28/05/2021 09h55 Atualizada há 4 anos
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Hospital São Camilo - Aracruz
Hospital São Camilo - Aracruz

Mais uma vez a população de Aracruz se vê em meio a um impasse entre a administração pública e o Hospital e Maternidade São Camilo, a causa é a mesma de outros tempos, porém a diferença é que agora o prefeito é um médico antigo conhecido do hospital e que prometeu fazer diferente.

Na manhã de hoje (28), o São Camilo divulgou um comunicado onde informou que a prefeitura não estaria repassando os recursos para a prestação de serviços conforme acordado.

Há anos, a FHMSC atua com valores insuficientes e com desequilíbrio financeiro, o que gera atrasos nos pagamentos dos fornecedores e equipes médicas. Entretanto, em 2021, na tentativa de minimizar o déficit mensal e possibilitar a mínima expansão dos serviços, foi firmado um novo Termo de Fomento com a PMA. Contudo, a prefeitura informa que não possui recursos para cumprir com os pagamentos”.

A consequência disso, é que no mesmo comunicado o Hospital informou que alguns serviços à população serão reduzidos ou até mesmo paralisados.

• Suspensão total do atendimento de ortopedia e pediatria;

• Redução do número mensal de cirurgias eletivas;

• Fechamento da recepção exclusiva para síndrome gripal;

O problema surge em meio uma grave crise na Gestão da Saúde de Aracruz, que nos últimos dias viu sua então secretária Bernadete Coelho pedir as contas e abandonar o barco indo para prefeitura de Serra, isso depois de pressionada a dar explicações de ações que levantaram questionamentos de vereadores como Adriana Guimarães (Republicanos) e Roberto Rangel (Podemos).

Outro problemão que tem para ser resolvido é a aprovação das contas do primeiro quadrimestre de 2021, justamente referentes a administração do atual prefeito Dr. Coutinho (Cidadania). O Conselho de Saúde questiona e não aprovou as contas na última reunião do dia 25.

Chama atenção o fato do chefe do executivo ter sido apontado durante a campanha eleitoral, como um exímio entendedor de Gestão da Saúde, não foram poucas as promessas de que este segmento teria um tratamento diferenciado por toda a experiência acumulada pelos mais de 45 anos de medicina.

Consequências

Já há na Câmara de Aracruz uma denúncia feita pela vereadora Adriana Guimarães, e que deve ser lida para apreciação do plenário. Nela consta diversos questionamentos sobre a situação da Saúde de Aracruz e o contrato de fomento com o Hospital.

O presidente da Casa vereador Lula (DC), conseguiu manobrar e empurrou a leitura da mesma para a próxima segunda-feira 31.

Caso os parlamentares acolham a denúncia, será aberto uma comissão processante que irá debruçar sobre o tema e apurar as possíveis irregularidades. Ao final um relatório dos trabalhos deverá ser apresentado.

Outra possibilidade, é caso sejam confirmadas as irregularidades (o que parece o caso), a Câmara de Aracruz também pode pedir o afastamento do prefeito Dr. Coutinho por improbidade administrativa.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Celio MorozeskiHá 4 anos ARACRUZO Aracruzenses tem que acompanhar de perto a leitura dessa denuncia indo pessoalmente na sessao da camara,esse tipo de fiscalizaçao vindo da populaçao funciona muito
Mayck Há 4 anos Aracruz es Meu Deus oque vai ser de aracruz com Dr Coutinho na prefeitura agora no hospital São Camilo oque vai ser de aracruz com esse homem na prefeitura se é que pode chamar de homem né será quê Dr Coutinho tá na prefeitura centado na cadeira tomando café e não tá repassando as verbas quê é pra passar ......É aracrusense vamos orar???????????????????????????????????????????????? por nossa cidade quê eu amo muito
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.