Mais uma vez a população de Aracruz se vê em meio a um impasse entre a administração pública e o Hospital e Maternidade São Camilo, a causa é a mesma de outros tempos, porém a diferença é que agora o prefeito é um médico antigo conhecido do hospital e que prometeu fazer diferente.
Na manhã de hoje (28), o São Camilo divulgou um comunicado onde informou que a prefeitura não estaria repassando os recursos para a prestação de serviços conforme acordado.
“Há anos, a FHMSC atua com valores insuficientes e com desequilíbrio financeiro, o que gera atrasos nos pagamentos dos fornecedores e equipes médicas. Entretanto, em 2021, na tentativa de minimizar o déficit mensal e possibilitar a mínima expansão dos serviços, foi firmado um novo Termo de Fomento com a PMA. Contudo, a prefeitura informa que não possui recursos para cumprir com os pagamentos”.
A consequência disso, é que no mesmo comunicado o Hospital informou que alguns serviços à população serão reduzidos ou até mesmo paralisados.
• Suspensão total do atendimento de ortopedia e pediatria;
• Redução do número mensal de cirurgias eletivas;
• Fechamento da recepção exclusiva para síndrome gripal;
O problema surge em meio uma grave crise na Gestão da Saúde de Aracruz, que nos últimos dias viu sua então secretária Bernadete Coelho pedir as contas e abandonar o barco indo para prefeitura de Serra, isso depois de pressionada a dar explicações de ações que levantaram questionamentos de vereadores como Adriana Guimarães (Republicanos) e Roberto Rangel (Podemos).
Outro problemão que tem para ser resolvido é a aprovação das contas do primeiro quadrimestre de 2021, justamente referentes a administração do atual prefeito Dr. Coutinho (Cidadania). O Conselho de Saúde questiona e não aprovou as contas na última reunião do dia 25.
Chama atenção o fato do chefe do executivo ter sido apontado durante a campanha eleitoral, como um exímio entendedor de Gestão da Saúde, não foram poucas as promessas de que este segmento teria um tratamento diferenciado por toda a experiência acumulada pelos mais de 45 anos de medicina.
Consequências
Já há na Câmara de Aracruz uma denúncia feita pela vereadora Adriana Guimarães, e que deve ser lida para apreciação do plenário. Nela consta diversos questionamentos sobre a situação da Saúde de Aracruz e o contrato de fomento com o Hospital.
O presidente da Casa vereador Lula (DC), conseguiu manobrar e empurrou a leitura da mesma para a próxima segunda-feira 31.
Caso os parlamentares acolham a denúncia, será aberto uma comissão processante que irá debruçar sobre o tema e apurar as possíveis irregularidades. Ao final um relatório dos trabalhos deverá ser apresentado.
Outra possibilidade, é caso sejam confirmadas as irregularidades (o que parece o caso), a Câmara de Aracruz também pode pedir o afastamento do prefeito Dr. Coutinho por improbidade administrativa.