Nesta quinta-feira, às 20h, o e-book com a história atualizada do bairro Coqueiral de Aracruz será lançado pela jornalista. Em 2015, a escritora lançou e publicou o livro-reportagem físico “Coqueiral de Aracruz: Histórias que contam a História”.
A autora fez o livro-reportagem físico como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de jornalismo, em 2013. A ideia de publicá-lo surgiu após a sua apresentação, e teve o apoio de familiares, amigos e moradores do bairro e agora conta o que a motivou a fazer o e-book. “Me sinto realizada com a publicação do livro físico, porque foi o primeiro registro histórico do bairro e foi um sucesso. Já para o e-book, a ideia veio a partir do artigo sobre os desafios enfrentados por um escritor novato para publicar um e-book, na minha pós-graduação “Comunicação Integrada e Novas Mídias”, em que vi os benefícios e as possibilidades de ter um maior alcance de leitores com o livro digital", explica Luiza.
Além disso, a jornalista disse que o e-book é resultado da Lei Aldir Blanc. “No final de 2020, participei do edital da Aldir Blanc disponibilizada pelo Município e tive o período de quatro meses para executar o projeto. Missão cumprida: eis aqui o meu e-book com a história do bairro Coqueiral”, destaca Luiza.
Para o e-book atualizado com a história da Coqueiral, a escritora entrevistou 25 moradores, pesquisou documentos de arquivos do CEDOC da Fibria (hoje Suzano), antiga Aracruz Celulose, e do Clube da Orla, além de arquivos pessoais dos moradores entrevistados. A jornalista conta como tudo começou, como foi a vida dos moradores pioneiros, como está o bairro hoje e o que os moradores esperam do futuro.
Serviço:
Publicação e lançamento do e-book “Coqueiral de Aracruz: Histórias que contam a História”
O e-book trata do passado, presente e futuro do bairro, com histórias vivenciadas pelos moradores entrevistados em uma versão atualizada. São relatos envolventes e que retratam um pouco mais de quatro décadas de existência de Coqueiral de Aracruz.