Sunday, 12 de January de 2025
27 99902-4179
Política Olho Aberto

Ibiraçu: “A politicagem evoluiu? Saiba como evitar.”

Com Yuri Furieri

16/11/2019 10h35
Por: Hudinho Martins Fonte: Diversas
Ibiraçu: “A politicagem evoluiu? Saiba como evitar.”

A renovação de princípios é o cessar da politicagem para novos tempos de uma politica renovada. Não adianta apenas retirar os frutos podres de uma árvore, se não antes tratar da saúde da árvore. O fruto podre é apenas o efeito de uma causa chamada raiz que precisa ser tratada. A renovação nunca será apenas uma meta, mas apenas um dos caminhos do qual iremos percorrer para alcançarmos a tão almejada mudança de conceitos, princípios dentro de uma politica justa e de bem social comum.

Mas porque dizer que as velhas politicas evoluíram? Vamos lá, hoje com o artificio das mídias sociais, fazer uma politica negativa se tornou algo fácil e de acesso a quase todos os tipos de pessoas. É muito simples, afinal a voz que o cidadão talvez não tivesse a força necessária para fazer um estardalhaço, nas redes sociais ela tem e muito pior ainda, ela da à condição do interlocutor que transmite a mensagem se esconder por trás de uma identidade diferente da sua.

Esse é um dos caminhos que precisamos percorrer para mudar a mentalidade que se infundiu numa grande maioria de eleitores. Por isso não adianta apenas impetrar “aos deuses da democracia” que tiremos o efeito, que são os políticos. Isso não é renovar, pois como supracitado, o efeito é um dos problemas, mas de fato precisamos sarar a saúde dessa democracia chagada. E para mudar isso, precisamos mudar a mentalidade dos eleitores, devemos mostrar o real sentido das boas políticas, precisamos fazer entender que políticas assistencialistas não são boas para a construção de uma democracia boa e que seja favorável aos interesses coletivos dos munícipes.

Não devemos deixar mais acontecer essa política de compra de votos, quando permitimos que isso aconteça, estamos tirando o direito daquele que se vendeu cobrar por uma cidade onde o cidadão sinta orgulho de caminhar nas ruas, nas praças e que vejamos uma cidade visivelmente bonita. E infelizmente hoje os velhos caciques da cidade, deixaram os eleitores mau acostumados com essa barganha pelo voto.

Precisamos de pessoas novas nesse processo, não simplesmente novas de idade, mas pessoas novas nos pensamentos, pessoas que sejam abertas a ouvir os anseios da população, pois hoje o processo está viciado de ambos os lados, tanto da parte do eleitor, quanto da parte dos indivíduos que deveriam representar o povo. Acredito que nas próximas eleições municipais de Ibiraçu, aquele grupo que souber trabalhar essa demanda, que souber mostrar para a população que o voto vale muito, entretanto não dinheiro e sim vale o futuro de uma cidade próspera para o bem de todos que aqui se fazem valer dos seus direitos e deveres.

Esperamos que surjam novos nomes, e que sejam realmente pessoas engajadas na mudança verdadeira, aquela que de fato mude e mude os dois lados e que não traga apenas “duas cores” verde e vermelha, mas que possam trazer a cor de todo cidadão, que é a cor de Ibiraçu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.