Thursday, 09 de January de 2025
27 99902-4179
Cidades Há Vagas

Acabou: Secretária de Saúde pede pra sair e deixa cargo em Aracruz

Bernadete Coelho não resistiu à pressão dos últimos dias e enviou sua carta de exoneração nesta sexta-feira.

21/05/2021 16h37
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Ex-secretária de Saúde Bernadete Coelho pediu exoneração.
Ex-secretária de Saúde Bernadete Coelho pediu exoneração.

Diferente de sua antecessora, a secretária de Saúde de Aracruz Bernadete Coelho Xavier não durou muito no cargo. Ela pediu seu desligamento do cargo por meio de uma carta enviada ao prefeito nesta sexta-feira (21).

Bernadete que já chegou em meio uma grande polêmica, a não ativação daquele que seria o primeiro hospital para atender a região da Orla de Aracruz.

Nos quase cinco meses que durou sua gestão a secretária que veio de Cariacica por indicações de aliados do prefeito na campanha política, Bernadete nunca conseguiu se consolidar como um nome de consenso, acumulou problemas como divergências com contratação de ambulâncias de forma emergencial por quase R$ 1 milhão e meio, problemas de funcionamento nas UPAS e UBS do município, e principalmente divergências com vereadores que questionaram um aumento no valor do contrato de fomento com o Hospital São Camilo de mais de 100%, sem uma justificativa convincente.

Um requerimento pedindo ao prefeito Dr. Coutinho (Cidadania), a exoneração de Bernadete chegou a ser aprovado por unanimidade na Câmara de Aracruz, tamanha a insatisfação com o comando da agora ex-secretária.

Reuniões e mais reuniões foram feitas no sentido de acalmar os ânimos dos parlamentares, mas a gota d’água veio na última terça-feira (18), quando convocada para prestação das contas sobre a Pasta Saúde, Bernadete ignorou a solicitação dos vereadores e sem informa-los previamente, não levou os dados, sob alegação de que era preciso levar primeiro ao Conselho de Saúde do Município. Foi o estopim para aumentar a pressão.

Essa semana após vereadores receberem dados solicitados pela gestão e fazerem duros questionamentos por possíveis irregularidades, Bernadete que estava agendada para comparecer à Câmara no próximo dia 28 para novos questionamentos, resolveu de forma unilateral pedir sua exoneração, abandonando aquele que parece ser um problema que está longe do seu fim.

A curiosidade fica por conta de no mesmo memorando em que pediu sua exoneração, Bernadete também pediu a exoneração do Gerente de Planejamento, Serviços e Administração Márcio Costa.

A prefeitura confirmou a saída da secretária, segundo a PMA ela teria alegado razões familiares.

Ainda segundo a prefeitura, a Sub-secretária de Saúde Juliana Baiocco assumirá de forma interina o cargo até que outro nome seja indicado para a função.

A saída de Bernadete abre uma lacuna importante quanto ao modelo de gestão adotado pelo prefeito Coutinho, que tem gerado bastante desgaste junto a população desde que assumiu a cadeira de Chefe do Executivo de Aracruz. 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Celio MorozeskiHá 4 anos ARACRUZInfelismente meio a uma pandemia no momento que a gestao acumula 99 obitos em 2021 mais um problema de ser perder a secretaria...vale lembrar que um peao caiu mais o tabuleiro do jogo é o mesmo entao nao esperem melhoras na saude de Aracruz por um bom tempo
Ivan PaulinoHá 4 anos AracruzPara ser gestor Municipal da Saúde e necessário um diagnóstico da situação de saúde do município seguido de amplo e detalhado planejamento envolvendo técnicos e a população representada pelo Conselho Municipal de Saúde com diálogo com o legislativo buscando atender as aspirações locais e transparência com o judiciário. O cargo requer muito diálogo e felicidades.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.