O "Projeto Digo" é um dos grandes aliados da comunidade do Elias Bragato, bairro da cidade de Ibiraçu. Idealizado pelo "professor" Rodrigo Pires, trabalha socialização de crianças e adolescentes com objetivo de afastá-los do perverso mundo das drogas.
Atualmente o projeto tem cinquenta inscritos e todos desenvolvem práticas esportivas como forma de aprender não só habilidades esportivas, mas também o lado cidadão de cada um. O "Projeto Digo" hoje sobrevive do apoio de alguns voluntários.
Mesmo não sendo o principal objetivo do projeto, alguns participantes chamam atenção durante o futebol praticado, seja por suas habilidades espontâneas, ou pelo olhar apurado de olheiros ou do professor Rodrigo Pires.
Essa semana uma grande oportunidade surgiu para alguns participantes. Intermediado pelo pai do jogador da Seleção Brasileira Richarlyson, o Palmeiras grande clube do futebol de São Paulo, abriu uma seletiva (peneira) aqui no estado, na cidade de Nova Venécia no Estádio Municipal Zenor Pedrosa Rocha, berço do jogador consagrado em todo mundo atualmente na Inglaterra.
Com isso, quatro jogadores do projeto foram selecionados para irem participar da "peneira" que está acontecendo durante esse final de semana 15 e 16, sexta e sábado. São eles, Wendel da Silva Giacomin, Weverton Maglone de Souza Soares, Rayner Cordeiro, Kayro Lucas Gomes Eduardo.
A seletiva recebe atletas de diversos municípios do estado, e a dificuldade para convencer os analistas (olheiros) do clube paulista é grande. Mas dois dos jovens de Ibiraçu já superaram a primeira etapa e foram selecionados para uma próxima etapa. Kayro e Rayner foram aprovados no primeiro teste.