Na tarde desta terça-feira (18), aconteceu uma sessão especial na Câmara dos vereadores de Aracruz, o objetivo foi atender ao requerimento de convocação da Casa para prestação de contas da Secretária de Saúde Bernadete Coelho Xavier sobre a gestão da pasta em 2021.
Os parlamentares buscam informações já solicitadas e até então não disponibilizadas sobre os andamentos com custos e despesas de recursos na atual administração.
São diversos pontos de questionamentos, entre eles, o volume no repasse do contrato da prefeitura com o hospital São Camilo, aluguel de ambulâncias e destino das anteriores, HPP da Barra do Riacho, investimentos e plano de vacinação contra covid-19, e recursos recebidos para combate a pandemia dos governos Estadual e Federal.
Mas o clima esquentou mesmo quando os vereadores que aguardavam a quase 30 dias pelo momento dos esclarecimentos, foram informados pelo presidente da Casa, Lula (DC), de que não haveria prestação de contas sobre o requerimento de convocação, segundo Lula, Bernadete e sua assessoria acabara de informar que não tinham disponibilizados as contas dos primeiros meses de 2021, e que por tanto nova data deveria ser marcada para a apresentação.
A causa seria a não aprovação das contas pelo Conselho de Saúde do município, algo que só ocorrerá no próximo dia 25.
A vereadora Adriana Guimarães classificou a situação como lamentável e desrespeito aos parlamentares.
“É um desrespeito a essa Casa, e também aos vereadores, se sabiam que não tinham a informação porque não informaram antes? Já que se passaram 30 dias”. Questionou.
Na sequência como paliativo Bernadete passou a apresentar os dados relacionados a gestão anterior, algo completamente sem sentido, já que questionamentos neste caso, não cabem, ou não se aplicam a atual gestora da saúde do município.
Mesmo assim os parlamentares fizeram alguns questionamentos a secretária. Ficou acertado uma nova data para apresentação, será dia 28 de maio na Câmara.