O prefeito de Cariacica publicou decreto municipal contrariando a decisão do governador Renato Casagrande (PSB), que manteve Cariacica em Risco Alto de acordo com Mapa de Risco divulgado semanalmente, e que serve para aplicar as normas de funcionamento das atividades nas localidades.
A novidade desta vez, foi o retorno das classificações individuais dos municípios da Grande Vitória. Exatamente esse é o motivo de uma queda de braço que teve seu início com o anúncio do governador na noite desta sexta-feira (14).
Ao tomar conhecimento de que a capital Vitória estaria classificada em Risco Moderado, o que permite maior flexibilidade nas atividades econômicas, e que Cariacica permaneceria em Risco Alto, portanto com mais restrições, o prefeito Euclério Sampaio (DEM) foi para o confronto e publicou um decreto onde classificou o município onde é gestor, como de Risco Moderado também.
A justificativa segundo o decreto, é que os números de casos de covid-19 informados por Cariacica não são diferentes dos casos informados pela prefeitura de Vitória, mesmo o município tendo um quantitativo populacional superior ao da Capital.
Outro aspecto levado em conta na justificativa do decreto de Euclério, é que a Grande Vitória tem circulação de ônibus entre todos os municípios, e que isso os coloca em condições iguais, não havendo razões para que o Mapa de Risco do governo conseguisse classificar Vitória diferente dos demais municípios da região.
Euclério destaca ainda em seu decreto, que o governo Casagrande desconsiderou o fator conurbação, especialmente quanto ao intenso deslocamento entre as cidades pela população em geral.
A atitude de Euclério Sampaio deve abrir caminho para que outros gestores passem a contestar as decisões tomadas pelo Governo Estadual, uma vez que desde o começo do modelo Mapa de Risco implementado pelo governador Casagrande, existem questionamentos quanto aos métodos e fórmulas que classificam as cidades do ES.
Veja decreto de Cariacica: