Saturday, 11 de January de 2025
27 99902-4179
Geral Decisão

Erick Musso continua à frente da Ales após ministro Ricardo Lewandowski validar reeleição da Mesa Diretora

O ministro reconheceu a constitucionalidade e legalidade da reeleição de Erick Musso e garantiu a permanência do presidente da Assembleia Legislativa no atual biênio.

14/05/2021 09h59
Por: Redação O Diário Fonte: Assessoria
Presidente da Assembleia Deputado Erick Musso (Republicanos)
Presidente da Assembleia Deputado Erick Musso (Republicanos)

O ministro Ricardo Lewandovsky, relator do processo da reeleição da Mesa Diretora que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF) , reconheceu a constitucionalidade e legalidade da reeleição de Erick Musso e garantiu a permanência do presidente da Assembleia Legislativa no atual biênio.

O voto do relator reforça o parecer da Procuradoria da Assembleia Legislativa, no sentido de que à reeleição da atual Mesa Diretora foi realizada em respeito e acatamento a orientação do STF. Nos termos do voto de Lewandovky, toda a preparação, condução e execução da eleição relativa ao biênio 2021-2022 foi feita em atendimento ao que ainda entende o Supremo sobre a possibilidade de reeleição no âmbito das Assembleias Legislativas e Câmaras Municípios.

Deste modo, em respeito ao princípio da segurança jurídica e da proteção na confiança no próprio Poder Judiciário, caso efetivamente haja uma alteração desse entendimento, o que ainda não foi decidido, a nova orientação só terá efeitos nas eleições futuras, não podendo atingir aquelas que, no momento da sua feitura, atenderam ao entendimento vigente da Corte Suprema.

O que se vê no voto do relator é justamente o reconhecimento de que se trata de uma discussão sobre alteração, ou não, do entendimento atualmente vigente, e que, por isso, seus efeitos devem ser apenas futuros. Eu e os atuais membros da Mesa continuamos focados no desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo diante da crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. Continuamos trabalhando veementemente pelo povo capixaba, porque é esse o nosso propósito”, avalia Musso sobre a decisão do ministro.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.