Provavelmente você já deve ter ouvido alguém recitar que o conhecimento transforma. Realmente, o conhecimento ajuda na transformação, agindo no intelecto de cabeças pensantes de forma construtiva (e/ou desconstrutiva), dando base à (re)construção ideológica do pensamento.
Certa vez, Deus disse a Oséias (o profeta), que “o povo estava sofrendo, morrendo, por falta de conhecimento”. Essa passagem bíblica tem todo o contexto repreensivo ao povo israelense da época (entre 755 e 715 a.C), porém, sua aplicação, cabe à qualquer situação que depende do conhecimento e em qualquer época, inclusive nos tempos atuais.
Informação é conhecimento, ou seja, informar-se diariamente é atualizar o entendimento. O resultado disto, certamente servirá ao sujeito em alguma circunstância no/do seu dia a dia. A exemplo disso, atualmente existem diversos golpes que enganam e roubam pessoas. A maioria das vítimas que caem nesses blefes, são indivíduos leigos, pessoas desinformadas, porém, acredito que apenas uma minoria cai por dificuldades em compreender a informação ou não ter acesso a ela, enquanto, outras, porque não têm interesse na busca do conhecimento diário, optando por passar o tempo todo diante de uma televisão assistindo a tudo, exceto exibições informativas, inclusive acerca desses golpes.
Se o conhecimento que vem através da informação tem o poder para ajudar a transformar, a falta dele tem poder inverso, ou seja, a falta do conhecimento, da informação, tem o poder de destruir sujeitos e até mesmo uma sociedade inteira, quando o assunto passa do individual para o coletivo. É por isso que o povo continua sofrendo até hoje, por falta de informação, do conhecimento.