No da tarde de ontem (22), os representantes de 27 instituições ligadas ao comércio capixaba, tiveram uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do ES deputado Erick Musso (Republicanos).
Juntos os presidentes da Fecomércio José Lino Sepulcri, do Sindicato de Comércio Varejista e Material de Construção Lésio Cantarini, Sindicato dos Bares, Restaurantes e Similares Rodrigo Vervloet e outros representantes do setor, reclamaram da falta de diálogo para discutir as soluções durante a pandemia e as decisões tomadas pelo governo do estado.
Segundo os comerciantes há um tratamento desigual a setores que representam muito mais riscos do que o comércio, mas não há uma visão neste sentido por parte dos governantes.
Relatos de muito sofrimento, desemprego, fechamento de lojas e dificuldades para manterem seus negócios funcionando, em especial os pequenos que acabam sofrendo mais os impactos das decisões do governo.
Musso já havia se manifestado em favor da reabertura do comércio na semana passada, quando defendeu que é possível seguindo os protocolos de segurança sanitária, haja uma flexibilização por parte do governo para que o comércio volte a funcionar.
O presidente, após ouvir as reclamações dos comerciantes, se colocou à disposição para intermediar o diálogo entre o governo e o setor.
“O Estado do Espírito Santo precisa debater a reabertura permanente do comércio. Estou convicto que isso é possível com responsabilidade e compromisso coletivo. Os cuidados com a vida e com a saúde e a preservação da atividade econômica podem acontecer simultaneamente. Não estamos negando a gravidade da pandemia, mas precisamos acelerar a vacinação para que as pessoas possam voltar a trabalhar da maneira mais normal e movimentar a economia. O comércio precisa voltar a funcionar diariamente respeitando, como já fazem, os protocolos de biossegurança. Vamos debater e dialogar com o governo e achar a melhor saída nesse contexto que estamos vivendo”.
Um novo encontro já ficou previamente agendado para o começo do próximo mês, neste período, Erick vai buscar o diálogo junto ao governador Renato Casagrande (PSB) e também os deputados, para que encontrem alguma medida que possa minimizar os impactos aos comerciantes.