Pretendentes à adoção da Comarca de Aracruz participam, esta semana, de um curso de preparação online. A carga horária total da formação é de 08 horas, momento em que os participantes são convidados a refletir sobre os aspectos legais, psicológicos e sociais que envolvem o processo de adoção.
Devido à pandemia de Covid-19, a equipe da Central de Apoio Multidisciplinar de Linhares, responsável pelo atendimento das Comarcas de Aracruz e Rio Bananal, adotou o modelo remoto. A formação, que está em sua segunda edição, começou nesta terça-feira (20), e continua nos dias 22 e 23 de abril (quinta e sexta-feira), por meio de plataforma online de acesso gratuito.
A primeira turma aconteceu nos dias 13, 14 e 16 de abril e foi conduzida pela assistente social Bárbara Rosalém Silva e pela psicóloga Jomara Moraes Vieira, que abordaram temas como: motivação para adoção, segredos e revelação da adoção para seu filho, mitos e preconceitos relacionados à adoção e reavaliação do perfil da criança/adolescente a ser adotado.
Segundo a servidora Jomara Vieira, a experiência foi muito proveitosa, com a participação ativa dos pretendentes, que participaram atentamente do curso e tiraram suas dúvidas a respeito dos temas apresentados.
A formação é obrigatória para quem deseja adotar, sendo um pré-requisito para, após o cumprimento de todas as fases da habilitação, ser inserido no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA/CNJ).
Pessoas interessadas em adotar devem fazer contato com a Vara da Infância e da Juventude de sua cidade. Os telefones e e-mails das unidades do Poder Judiciário do Espírito Santo estão disponíveis no link: http://www.tjes.jus.br/consultas/telefones-enderecos/