O deputado e presidente da Assembleia Legislativa Erick Musso (Republicanos), se pronunciou em suas redes sociais para defender a reabertura do comércio, desde que de forma responsável e os protocolos sejam praticados.
No Espírito Santo decretos do governo e também de prefeitos, tem levado comerciantes a situação delicada, principalmente quando se tem funcionários assalariados e aluguéis a vencer.
A situação econômica piorou desde o último decreto de quarentena, que parou as atividades do estado entre os dias 18 de março e 04 de abril, num total de 18 dias de restrições absolutas.
Logo após esse período, o estado retornou para o modelo “Mapa de Gestão Risco” divulgado e classificando semanalmente cada cidade do ES de acordo com suas especificidades pelo Governo.
Porém, as classificações ficaram em sua maioria, ou em alto risco, ou em risco extremo, restringindo as atividades comerciais em maior ou menor quantidade.
Desde o início da pandemia, um grande conflito passou a dominar os debates, saúde ou economia? Como se ambas não fossem elementar para a existência das pessoas.
É exatamente neste contexto que entra a fala de Musso, convidando as autoridades e sociedade para uma reflexão de que é possível sim, construir um retorno as atividades comerciais, desde que com segurança e respeito as orientações dos organismos de saúde. Neste caso, a sociedade precisa também ser parte da solução, com obediência ao distanciamento, uso de máscaras de forma correta, evitar aglomerações, dentre outras medidas que tornam possível uma convivência sem lockdown.
“Tudo é possível com responsabilidade e compromisso coletivo. Os cuidados com a vida e com a saúde e a preservação da atividade econômica podem acontecer simultaneamente. O comércio precisa voltar a funcionar, respeitando sempre os protocolos e segurança”. Falou o deputado no Twitter.