A Secretaria de Estado da Saúde vai notificar cinco cidades do Espírito Santo que estão com "estoque alto" de vacinas contra a covid-19. Outras duas cidades também serão notificadas mas por outro motivo: estão com vacinas próximas do vencimento. Caso não sejam aplicadas na população, estas doses podem ser descartadas.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14), durante uma coletiva de imprensa concedida pela Sesa e pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), para tratar de denúncias e reclamações da vacinação contra a covid em todo o Estado.
De acordo com o secretário de Controle e Transparência, Edmar Camatta, as cinco cidades com o chamado "estoque alto" são; Guarapari, Vila Velha, Fundão, Aracruz e Mimoso do Sul. Estas cidades passarão por auditoria para apurar se há problemas no processo de vacinação ou dificuldades na alimentação dos dados nos sistemas específicos; A orientação é que as doses não sejam "guardadas" para a segunda dose.
As auditorias irão analisar as cidades que contém redes de frios para armazenamento das vacinas, como Vitória, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Também serão auditados (levando em consideração o número de atendimentos, postos de vacinação, dentre outros fatores) os municípios de Vila Velha, João Neiva, Ecoporanga e Guaçuí.
As duas cidades que estão com doses de vacina a vencer nos próximos dias também foram notificadas, mas não tiveram seus nomes divulgados. A previsão é que os primeiros relatórios destas auditorias sejam divulgadas no início de maio.