A vereadora Adriana Guimarães (Republicanos), durante a sessão de ontem (13), fez um requerimento e foi aprovado por unanimidade do plenário da Casa o pedido de exoneração da Secretária de Saúde de Aracruz Bernadete Coelho Xavier, a base para o pedido é o artigo 23 da lei orgânica do município.
Art. 23 – A Câmara Municipal ou qualquer de suas comissões através da Mesa, poderá convocar Secretário Municipal para prestar, pessoalmente informações sobre assunto previamente determinado, importando a ausência, sem justificação, infração administrativa, punível com exoneração.
Segundo a vereadora é uma fala de respeito com o parlamento um secretário pago com dinheiro do povo se negar a dar informações quando solicitado pela instituição que tem por direito na lei, o dever de fiscalizar os atos do executivo.
O requerimento será encaminhado ao chefe do executivo municipal o prefeito Dr. Coutinho (Cidadania), que é quem tem o poder de acatar e fazer cumprir a lei municipal, ou pode repetir exatamente o mesmo formato do prefeito anterior, que por diversas vezes ignorou pedidos de parlamentares para exonerar a então secretária de saúde Clenir Avanza.