Thursday, 09 de January de 2025
27 99902-4179
Cidades Estratégia

Dr. Coutinho decreta novo estado de calamidade pública em Aracruz

Com a medida, fica flexibilizado as ferramentas para contratações sem passar pelo dos processos licitatórios tradicionais da lei 8.666.

14/04/2021 10h13
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho (Cidadania)
Prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho (Cidadania)

De forma quase silenciosa foi decretado no último dia 07 de abril, novo estado de calamidade pública em Aracruz pelo prefeito Dr. Luiz Coutinho (Cidadania).

O chefe do poder executivo levou em conta os mesmos critérios adotados na gestão passada do ex-prefeito Jones Cavaglieri (SDD), quando inclusive, se valeu deste mecanismo para superar os processos regulares, na efetivação do HPP da Barra, questionados agora pela atual administração.

O decreto de calamidade traz em seu artigo 3º o seguinte:

_Para fins do disposto neste Decreto, aplicam-se as suspensões e dispensas previstas no art. 65 da Lei Complementar Federal n° 101 de 04 de maio de 2000, na Lei Federal nº 13.979 de 2020, bem como a Lei Federal 8.666/1993, no que couber.

Contratações emergências são objeto de várias denúncias em todo país, envolvendo prefeituras e governos estaduais. Com a maior liberdade para contratações sem as linhas que normalmente delimitam a atuação dos agentes públicos, não é incomum encontrar irregularidades nestes processos que em muitos casos levam a afastamentos e até prisões de agentes envolvidos.

Caberá um olhar mais atento da Câmara dos vereadores e possivelmente do Ministério Público que no ES, já tem apurado diversas denúncias de corrupção em processos de contratações emergências.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Samuel PanucciHá 4 anos AracruzInfelizmente este tipo de ações não beneficia em nada a população do municipio de Aracruz . Gostaria da resposta do Prefeito sobre as vacinas destinadas a população de Coqueiral de Aracruz -Super atrasada e sem apoio aos moradores do bairro.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.