No ano de 2003 uma grave crise se instalava no cenário político econômico capixaba e nacional, e um grupo de empresários dispostos a contribuir com suas ideias, e experiências se reuniram para forma aquele que seria um grande aliado do poder público, nascia ali o projeto Espírito Santo em Ação.
O objetivo era dar apoio, e tornar as ações mais efetivas em benefício da sociedade capixaba.
E de forma ousada o ES em Ação contribuiu para junto com a classe política encontrar saídas para aquele difícil momento que passava o estado.
Porém, desde 2019 a gestão da instituição não tem feito por onde manter o importante legado que ajudou a construir, o atual presidente Fábio Brasileiro que tem mandato até o final de 2022, e já foi vice-presidente da FINDES, tem colocado alguns interesses particulares a frente dos objetivos planejados. É como reclamam alguns empresários a nossa reportagem.
Com isso, uma grande insatisfação está se formando na classe, que viu todo esforço feito em nome de um projeto coletivo, que visava melhorar a qualidade de vida dos capixabas e por consequentemente o ambiente de negócios no estado, ser colocado em segundo plano.
Fábio Brasileiro segundo a denúncia, estaria priorizando suas relações e se valendo do importante posto, para atingir objetivos pessoais, bem diferente da ideia inicial concebida na formação do ES em Ação.
Segundo a fala de um dos integrantes do grupo, é preciso que haja uma mudança nos rumos que a atual administração estaria dando para a instituição. Corrompendo a credibilidade e prejudicando o setor empresarial em favor de alguns poucos que tem ligação mais próxima a Fábio.
*Atualização 09/04 18:28 - Fábio Brasileiro não é mais vice-presidente da FINDES, informou a a assessoria de comunicação da entidade.