O Projeto Prosperas Incubadora de Empresas, vinculada ao Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) “Talmo Luiz Silva”, está participando como finalista do “Troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital 2020”, que é uma realização do Programa iNO.VC ArcelorMittal. O evento acontece amanhã (08), às 16h, e será transmitido via YouTube, devido a Pandemia.
De acordo com a Coordenadora da Incubadora, Iandra Aparecida Dos Santos Gasparini, a premiação busca reconhecer os destaques do ecossistema de inovação capixaba do ano de 2020, que alinhado ao Programa iNO.VC, se empenharam para propagar a transformação digital no Espírito Santo.
É uma forma de incentivo para que esse movimento se desenvolva ano após ano. “O programa foi criado com o objetivo de conectar startups, empresas e parceiros aos desafios e oportunidades de negócios da ArcelorMittal. Ele funciona de forma colaborativa é a proposta é incentivar a criatividade e a cocriação, buscando viabilizar soluções inovadoras para a indústria, com impactos positivos para a sociedade”.
Ela salienta que a premiação é importante porque reconhece os ambientes de inovação que estão presentes ativamente no ecossistemas capixabas. “Trabalhamos incentivando e impulsionado o empreendedorismo e a inovação de forma a alavancar e tornar escaláveis os empreendimentos ou futuros empreendimento orientados pela incubadora. Não medimos esforços para transformar nossa região em uma referencia em inovação e geração de renda”.
Esse ano é a primeira edição do troféu, sendo que a premiação é dividida em cinco categorias. “Estamos concorrendo na categoria ‘Habitat de Inovação’ com outros cinco ambientes de inovação, que são: Base 27, Findes LAB, Incubadora do Ifes, Ufes, Tecvitória Incubadora. Os finalistas são os mais votados por uma banca avaliadora idealizada pela própria empresa que realiza o evento”, informa a coordenadora.
Todos os ambientes de inovação são catalogados pela própria empresa que realiza o evento. “Estamos felizes e nos sentindo honrados por estarmos entre os finalistas. Somos uma incubadora nascente e já estamos entre esses fantásticos e fortalecidos ambientes de inovação. Somos gratos a cada um que nos indicou e lembro de nosso trabalho que é feito visando propagar o empreendedorismo, a inovação e a geração de renda na região onde estamos localizados”, conta, feliz, Iandra.
Conheça a Incubadora Prosperas
Segundo a coordenadora, a Incubadora Prosperas é um ambiente educacional que inspira e incentiva pensamentos e atitudes empreendedoras tanto no meio acadêmico quanto na comunidade que o cerca, contribuindo para o desenvolvimento social, intelectual e financeiro. “Ela é de base mista, pois apoia negócios voltados para tecnologia, cultura e até mesmo questões sociais, tudo com o objetivo geral de minimizar o risco de fracasso de um novo negócio, assegurar o sucesso de projetos inovadores e colaborar com o crescimento escalável do empreendimento”.
O ambiente de inovação oferece capacitações e consultoria desde a fase inicial do projeto, quando é desenvolvida a ideia do negócio, porém, sua função vai muito além. “Ela dá o apoio necessário a empreendimentos nas suas etapas iniciais, com a finalidade de que se desenvolva, fortaleça e consolide no mercado”, explica Iandra.
A equipe da Incubadora Prosperas é formada pelos professores da Instituição Talmo Luiz Silva, que compreende as várias áreas necessárias para um processo de suporte e capacitação de pessoas envolvidas em um contexto voltado para empreendedores que possuem ideias de produtos ou serviços inovadores. “Capacitamos e ministramos palestras para empreendedores, alunos e sociedade que possui a vontade de empreender”.
Para quem desejar participar das palestras é só confirmar com o projeto através do telefone (27) 99608-6482 ou 3258-3451. Já para as capacitações os selecionados são escolhidos através de editais, divulgados no site da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Secti) do Espírito Santo.