O compromisso em seguir as diretrizes do estado em relação ao combate a pandemia do novo coronavírus, tão falado nos discursos pelo prefeito Dr. Coutinho (Cidadania) e seus aliados, não condiz com a realidade dos fatos.
Na última quarta-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde enviou uma circular diretamente para todos os secretários de saúde de todos os 78 municípios do Espírito Santo. Na circular, havia recomendação expressa para que as prefeituras não paralisassem os cuidados, e nem as vacinas durante o feriadão da “Semana Santa”.
“Diante do momento delicado no Estado do Espírito Santo, recomendamos que a Campanha de Vacinação visando a imunização da população capixaba contra a covid-19, aconteça de forma ininterrupta nos próximos dias, incluindo finais de semana e feriados”.
Porém ao contrário do solicitado pelo governo, a prefeitura de Aracruz divulgou comunicado paralisando a vacinação durante o feriadão, e retornando só na próxima segunda-feira (5).
Causou indignação e revolta da população nas redes sociais, a informação de que as vacinas e outros serviços de saúde seriam paralisados nas Unidades de Saúde.
O desalinhamento no que diz o governo em relação a vacinação, é no mínimo curioso, pois toda a pressão sofrida pelo prefeito Dr. Coutinho nos últimos dias por comerciantes e empresários lojistas, na quarentena e fechamento do comércio local, teve como um “mantra” a frase de que o município nada pode fazer além de seguir as recomendações do estado. A motivação para o descumprimento da solicitação do estado não foi informada.