Ainda não há o que comemorar, mas já se pode considerar um alívio para comerciantes o fim das medidas restritivas impostas pelo decreto de quarentena que se iniciou em 18 de março, e vai vigorar até neste domingo 4 de abril.
Este foi o anúncio feito pelo Governador Renato Casagrande (PSB), feita no começo da noite desta sexta-feira (02), em pronunciamento direto do seu gabinete no Palácio Anchieta.
Com o fim da quarentena, o estado volta a seguir a diretriz do Mapa de Risco que funcionavam até antes do início das medidas mais duras que obrigaram lojistas e comerciantes de todo o estado a fecharem suas lojas e comércios.
Entretanto, 37 municípios passam para risco alto e 39 para risco alto no mapa de risco da Covid-19. Apenas Conceição da Barra e Ibitirama passam para risco moderado de contágio.
Para o comércio bares e lojas das cidades de Aracruz, e Ibiraçu que estão no risco alto de acordo com o mapa divulgado pelo governo, o horário de abertura será das 10 às 18 horas de segunda sexta e no sábado e domingo de 08 às 16 no máximo.
Já os shoppings devem funcionar de 12 às 20 horas de segunda a sábado.
Para o comércio considerado essencial, não haverá mudanças nos horários de funcionamento, apenas nas cidades onde há o risco extremo, como é o caso de João Neiva onde os supermercados poderão funcionar apenas até as 20 horas.
As demais medidas a serem seguidas são as mesmas já praticadas antes da quarentena, como distanciamento, álcool gel, limitação de quantidade de pessoas por espaço nas academias por exemplo.
Os ônibus do transporte público local vão continuar proibidos de circular em todo estado, pelo menos mais uma semana, retornando só na segunda dia 12 de abril. Já o transporte intermunicipal pode funcionar com 50% de ocupação, este é o caso das linhas de João Neiva x Aracruz, ou Aracruz x Vitória, Aracruz x Linhares por exemplo, e o interestadual continua suspenso, este é o caso de viagens para fora do estado.
Durante o mês de março, foram abertos mais de 200 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19. Entretanto, o número de ocupação continua alto. “Os índices de óbitos e transmissão da doença continuam altos no Brasil. Por isso, teremos um mês de abril triste. Durante esse mês vamos abrir mais 500 leitos de enfermaria e mais de 200 leitos de UTI. Passaremos de 1.100 leitos de UTI e mais de dois mil de enfermaria exclusivos para pacientes com Covid-19”, anunciou o governador.