Thursday, 09 de January de 2025
27 99902-4179
Cidades Consequências

“Jesus o Nazareno” tradição em Guaraná deixa de acontecer por mais um ano

Com 50 anos de tradição, a apresentação vai ficar sem acontecer mais uma vez em razão da pandemia do novo coronavírus.

02/04/2021 08h40
Por: Redação O Diário Fonte: da redação
Teatro sacro Jesus o Nazareno é tradição por 50 anos em Guaraná. (foto internet)
Teatro sacro Jesus o Nazareno é tradição por 50 anos em Guaraná. (foto internet)

Um dos mais tradicionais momentos sacros do estado, acontece em Aracruz no distrito de Guaraná, pelo menos nos últimos 50 anos foi assim. Mas a pandemia da covid-19 mudou esse cenário literalmente, e a encenação “Jesus o Nazareno” celebrada por multidões deixará de acontecer pelo segundo ano consecutivo. Com isso, a comunidade ficará sem a possibilidade de levar sua mensagem aos fiéis cristãos, que vem de todo o estado e até de fora dele para acompanhar a apresentação.

Mais do que uma apresentação sacra, o evento já se tornou parte do calendário oficial do município e com a participação e envolvimento de toda a comunidade, Guaraná se torna uma atração turística nessa época do ano.

Fazem parte da equipe a Coordenação da Associação de Moradores de Guaraná que organiza o evento, e falou com nossa reportagem sobre a tristeza de enfrentar mais um ano sem poder levar a boa mensagem do evangelho através de sua arte.

Há quantos anos é realizada a encenação?

Nosso teatro tem uma história de 50 anos, e de todo esse tempo já foram realizadas 48 apresentações, ficando parado por um tempo para a edificação do cenário.

Qual avaliação a Associação faz destes 2 anos sem a realização do evento?

Um momento sentido profundamente pelos participantes deste evento, que o tem como tesouro e marcam de uma comunidade que tem sua história a fé, a generosidade e união como marcas de vida. Embora não tenha acontecido por conseguintes anos 2020-2021 devido à Pandemia a qual vivenciamos, “momento este triste e lamentável”, onde pode se visto que naquele momento da quinta-feira Santa de 2020, davam conta de aproximadamente 800 mortes no Brasil, numero significativo para uma reflexão, hoje se soma mais de 350 mil, “do qual lamentamos e respeitamos muito a dor de cada pessoa”, alguns que compõe esse numero participantes desse evento, esses dois anos sem à apresentação serviram, servem e servirão de reflexão para a vida e auto avaliação de cada personagem principalmente quanto ao significado e importância do papel que exerce enquanto pessoas e também, buscar melhorias do mesmo.

Na última realização o público estimado foi de quantas pessoas?

Nosso público é amplo, sempre temos uma estimativa de aproximadamente 4 a 5 mil pessoas prestigiando nossas apresentações.

Porque não foi possível realizar o evento de forma online?

A peça tem todo enredo para apresentação em palco, haja visto que somos o maior, e talvez único auto que conta com cenários fixo “palco” da nossa encenação, e porque a apresentação exige um número grande de pessoas, como: elenco, técnica, diretoria, preparação de cenário etc., o que dificultaria o atendimento aos protocolos sanitários de saúde, tempo, recursos financeiros para uma possível apresentação online requer recursos para o que menciono, e também uma preparação diferenciada que foge ao que é a apresentação cultural, e por ora não disponibilizamos dos mesmos.

Considerando o atual momento, qual a expectativa da organização para o próximo ano?

Esperamos que com o advento da vacina possamos retomar com grande entusiasmo o espetáculo, "Jesus, O Nazareno", levando a todos a mensagem do Homem que foi o maior exemplo de amor, mantendo viva a nossa tradição de evangelizar por meio da arte. Dar ao nosso público (recebemos pessoas de diversas cidades do estado e também do estado da Bahia e Minas Gerais), a emoção e sentimento de refletir os passos do grande autor da vida.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.