Mais uma vez a cidade de Aracruz se vê envolvida em uma polêmica na área da saúde sobre o tema Ambulância. Foi publicado no Diário Oficial na data de hoje (30), a contratação de aluguel de três ambulâncias para atender a população de Aracruz.
Segundo a publicação o valor da contratação é de R$ 1.296.000,00 (um milhão, duzentos e noventa e seis mil reais).
A contratação vem em um momento onde há vários questionamentos quanto a necessidade do investimento por parte de vários setores da sociedade, vereadores, população se perguntam como das nove ambulâncias próprias deixadas pela gestão anterior, restam apenas três em funcionamento, isso em apenas três meses de gestão, e seis delas declaradas sem condições de uso.
Outro questionamento é a chegada do SAMU 192, que ajuda cobrir a demanda de emergências na cidade.
Buscamos a prefeitura de Aracruz para esclarecer a contratação, que em nota nos respondeu o seguinte:
A secretaria de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Aracruz informa que sobre a prestação dos serviços de locação de empresa especializada em remoção de pacientes, a Semsa está contratando três ambulâncias, das quais cada uma delas deverá ter motorista socorrista e técnicos de enfermagem. A empresa contratada apresentou o valor de mercado e ficará responsável pelos profissionais e pela despesa do combustível.
A empresa vencedora da licitação foi a Medicar Emergências Médicas Campinas Ltda, apresentando o valor mensal de R$ 216 mil, para o funcionamento das três ambulâncias. A segunda empresa participante do processo apresentou o valor de R$ 280.593,50/ mês.
A Semsa ressaltou ainda que nessa terça-feira (30/03) foi publicado a dispensa da licitação (aquisição de serviços indispensáveis ao atendimento da situação de emergência, sendo a contratação de ambulância um serviço essencial para população), conforme preconiza a Lei. O contrato ainda não foi assinado.