Em conversa com a reportagem do jornal O Diário, o prefeito de Aracruz informou que os leitos UTI que estavam abandonados no HPP da Barra do Riacho serão transferidos para o Hospital São Camilo de Aracruz.
“Buscamos o entendimento com o Secretário de Saúde do Estado, Nésio Fernandes, ele nos autorizou e garantiu o apoio necessário para ativar os leitos no São Camilo”, afirmou o prefeito.
O HPP da Barra do Riacho havia sido inaugurado no fim do ano passado, mas de acordo com a atual administração, haviam diversas irregularidades que impediram o uso do local para atendimento ao público.
Após três meses de inaugurado e sem nenhum utilização, muita cobrança por parte da população e de alguns vereadores, a prefeitura de Aracruz decidiu fazer a operação de transferência dos equipamentos para um local adequado onde possam ser úteis a população.
Segundo o prefeito serão abertos pelo menos cinco leitos de UTI-Covid 19, que receberão o restante dos equipamentos necessários para funcionarem. Já os demais, serão transformados em leitos clínicos covid com menor complexidade.
Moradores da Barra do Riacho não gostaram da ideia de ver o sonho deles um pouco mais distante de ter o atendimento no local mais próximo. Porém, caso a prefeitura optasse por ativar o HPP conforme inaugurado, teria de fazer novos investimentos e demandaria mais tempo, coisa que o momento não permite.