Aconteceu na manhã deste sábado (09) na Câmara Municipal de Ibiraçu a Convenção do partido Cidadania.
Com a presença do deputado federal Da Vitória, importante liderança do partido no estado e alinhado com Vertinho no projeto.
Durante o evento várias lideranças e pré-candidatos a vereador pelo partido também se manifestaram, todos com o mesmo discurso em favor a candidatura do vereador a chefe do executivo do município.
Renovação e nova política com nova mentalidade, foram as palavras mais usadas por membros da diretoria do partido em diversos momentos da reunião.
Vertinho ainda é do PMN partido do prefeito Duda, seu principal incentivador. Mas em seu discurso ele deixou já consignado a saída para sua nova legenda, onde pretende disputar a próxima eleição, o Cidadania de Da Vitória, assim que se abrir a janela de transferência partidária.
Com um discurso forte e por vezes emocionado, Vertinho disse está pronto para encarar o desafio e que não há mais espaço para grupos "verde ou vermelho" na cidade, uma polarização antiga que prevalece por anos na cidade.
Falou também do compromisso com a nova forma de se apresentar como figura pública, "não tem haver com idade, tem haver com uma nova mentalidade" de servir aos interesses coletivos e não particulares. Mirando as possíveis críticas que possam surgir em virtude de sua juventude. Vertinho tem 26 anos, e caso dispute mesmo e ganhe as eleições assumirá o mandato com 28 anos.
Já Da Vitória declarou simpatia pelo projeto e se mostrou entusiasmado com a ideia de ter um grupo jovem tomando atitude para liderar a política no município e na região.
Fez questão de reafirmar sua aliança não só com Vertinho, mas também do o atual prefeito Duda.
Agora resta a Vertinho consolidar seu nome na disputa, para que todo o plano que até aqui parece está sendo muito bem construído, não se disperse no caminho. Até porque, como em toda eleição, existe ainda algumas arestas a serem ajustadas internamente.
O grupo de Vertinho Tonon liderado pelo prefeito Duda Zanotti, espera também consolidar uma aliança com o deputado Erick Musso (Republicanos) Presidente da Assembleia Legislativa. Neste caso já está em conversas uma possível composição de chapa onde o Republicanos ficaria com a vaga de vice para a disputa. Com isso traria toda força e apoio que hoje Erick tem com seu prestígio em todo estado.