Saturday, 19 de April de 2025
27 99902-4179
Cultura Conversa

Até quando?

Com Rondilei Paixão

03/03/2021 11h30
Por: Redação O Diário Fonte: Diversas
Até quando?

Nos últimos dias tenho lido e visto diversas matérias cotidianas nas páginas de jornais, sites e telejornais do nosso estado (ES), onde tenho observado grande aumento da criminalidade, que chegam a dar o ar de repetição à essas matérias, mudando apenas os nomes das vítimas e dos criminosos.

A maioria desses relatos ainda trazem a informação de que os acusados já tem diversas passagens pela polícia e baseado nessas informações, minha pergunta é: se os respectivos criminosos continuam na prática de seus crimes, o que esses sujeitos fazem soltos nas ruas, levando perigo, terror, agressão física e psicológica, além de prejuízos à sociedade? 

Sei que as respostas nas pontas das línguas apontam para as brechas existentes na lei, porém, não dá mais para um sujeito de bem ficar ameaçado, a mercê de bandidos por praticamente 24 horas, quando sai para trabalhar, recrear e até mesmo dentro de sua residência. Falta-nos políticas públicas eficazes de bom censo que acordem ações práticas voltadas para essa realidade e que levantem debates referentes à propostas de melhoramento nas leis, de forma que garanta ao cidadão de bem o cumprimento do direito do ir e vir com segurança, visto que, segurança é direito de todos, porém, isso não tem acontecido na prática.

As leis que amparam o elemento sob custódia penal funcionam perfeitamente, mas as que protegem o cidadão de bem, não as vejo funcionar com toda essa praticidade, de forma a garantir, por exemplo, a nossa seguridade.

E os nossos políticos, porque em épocas de campanhas eleitorais falam tanto em segurança pública, mas na hora em que assumem os respectivos cargos se esquecem de suas promessas? Já passou da hora de mudar. Até quando viveremos o atual quadro de insegurança pública que permite tornarmos vítimas de indivíduos que hoje estão presos por cometerem seus crimes, mas que amanhã poderão estar livres para continuar suas práticas horrendas contra a sociedade?

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
SIMONE CLAUDE RAYMONDHá 4 anos SerraExcelente reflexão para mudanças no sistema judiciário e penal.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.