Foi aprovada na Câmara de Aracruz na última segunda-feira (04) um projeto de lei de autoria do vereador Alcântaro Filho (sem partido), que cria a “Semana da Juventude” no calendário oficial de eventos do município. Foi escolhida como data referência o “Dia Nacional da Juventude” que acontece todos os anos no dia 12 de agosto.
O objetivo é a conscientização da juventude para o seu papel de cidadão, e para sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária com participação social, política, cultural, educacional e pessoal.
Também fica estabelecido ao município organizar eventos para debater os temas ligados ao bem estar da juventude de forma geral, como: Palestras e Seminários com abordagem a questão da prevenção às drogas, alcoolismo, cigarro, doenças sexualmente transmissíveis, prostituição infantil, combate a pedofilia, dentre outros. A construção de eventos que valorizem a formação familiar dos jovens e práticas esportivas que ajudem a melhorar a saúde.
Não ficaram de fora temas do mundo moderno como bulyng, haters, cyberbullyng dentre outros.
Segundo a nova lei, o município pode fazer parcerias com a iniciativa privada para realizar além das questões socioeducativas, os eventos de lazer e entretenimento para a juventude da cidade. Shows, apresentações com esportes radicais, torneios esportivos, todos sempre dirigidos para esse público.
Segundo e vereador Alcântaro Filho o projeto se mostrou tão relevante que foi aprovado por unanimidade pelos colegas de parlamento, no qual fez questão de agradecer. Ele disse que essa nova lei pode abrir caminhos para uma melhor relação entre o poder público e a população mais jovem, que quase sempre não se vê representada nas esferas do poder. “Eu sou fruto do bom debate entre sociedade e política, mas acredito que podemos avançar e descobrir novas lideranças em tantos outros seguimentos da nossa cidade”.
A lei agora precisa ser sancionada pelo executivo municipal para entrar em vigor, ele espera que isso ocorra tão logo seja possível pelo prefeito. A cidade só tem a ganhar, destacou Alcântaro.