Após o anúncio de que o prefeito de Aracruz testou positivo para Covid-19, agora a Câmara de Aracruz também informa que três vereadores já testaram positivo para a enfermidade.
De acordo com a informação os vereadores Bibi Rossato (PSL), e Carlinhos Mathias (PTC) estão com sintomas e em isolamento social neste momento em tratamento, outro vereador que já esteve positivo, é Artemio Rossoni (PSB).
Além dos vereadores alguns assessores também estão tendo os sintomas da Covid, o que gerou uma reação imediata dos parlamentares para que medidas sejam tomadas pelo presidente da Casa, o que o levou a adiar a sessão que estava prevista para esta quinta (18) para a próxima segunda-feira (22).
Segundo os vereadores vários colegas tiveram em contato com o prefeito nos últimos dias, e como o mesmo testou positivo, pode ter sido um vetor de transmissão mesmo sem saber para alguns.
O que pensam os vereadores:
Cecéu (PTC) – “É um momento de grande preocupação, precisamos preservar não só a integridade dos parlamentares, mas também os servidores que trabalham na Casa, sou a favor de que alguma medida possa ser tomada por nosso presidente, como sessões virtuais ao menos por uns dias até as coisas se normalizarem”.
Roberto Rangel (Podemos) - "Penso que para conciliar segurança com a efetividade da Casa, a melhor opção seria aderirmos a sessões virtuais. Dessa forma, todos os servidores de forma segura conseguirão dar continuidade a pautas tão relevantes que contribuirão com o avanço da nossa cidade!!"
Andrezinho Carlesso (PP) – “Não podemos ter sessões que podem levar contaminação aos vereadores e aos servidores. Tem que redobrar a atenção, pois a contaminação pelo Covid sem cuidados e sem a vacina pode levar a mais perdas de vidas. Inclusive requeri ao presidente da Casa vereador Lula a suspensão das atividades e trabalho remoto no que for possível, sem perder a qualidade dos serviços da Câmara”.
Adriana Guimarães (Republicanos) – “Com base na evolução dos casos, solicitarei ao presidente, o fechamento total desta casa pelo tempo de 10 dias, período pelo qual o vírus é mais circulante, a fim de tomar medidas propostas pela vigilância em saúde do município para prevenção e desinfestação, minha preocupação é que o número de casos da doença dobre a cada três dias. Essa proposta é para evitar aglomerações e reduzir o contágio pelo coronavírus”.
Buscamos também o posicionamento do presidente da Câmara de Aracruz vereador Lula (DC) que em nota, nos disse o seguinte:
O senhor Prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, foi diagnosticado com o coronavírus (COVID-19). Diversos vereadores tiveram contato com o Chefe do Executivo nos dias que antecederam ao diagnóstico da doença.
Neste contexto, considerando que alguns edis apresentam sintomas comuns ao COVID-19, o Presidente da Câmara Municipal, após consulta à Mesa Diretora, decidiu, por precaução, cancelar a sessão ordinária que estava marcada para ocorrer nesta quinta-feira (18).
A medida visa preservar a saúde dos vereadores e dos servidores do Poder Legislativo e está em conformidade com as medidas de prevenção à disseminação do COVID-19, recomendadas pelas autoridades sanitárias federal, estadual e municipal.
Os serviços administrativos do Poder Legislativo funcionarão normalmente nesta quinta (18) e sexta-feira (19). A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal está marcada para a próxima segunda-feira (22), às 18 horas.
O presidente disse ainda que amanhã, 18, haverá uma reunião para decidir os próximos passos a serem tomados, se será adotada por exemplo, sessões virtuais como indicado por vários parlamentares.