Tuesday, 14 de January de 2025
27 99902-4179
Geral SAÚDE

“Novembro Azul”: Saiba tudo sobre o câncer de próstata

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte

07/11/2019 09h54 Atualizada há 5 anos
Por: Hudinho Martins Fonte: Redação
Dr. Italo Nunes Lyra Urologista CRM ES3634
Dr. Italo Nunes Lyra Urologista CRM ES3634

Já se tornou uma realidade a “Campanha Mundial Novembro Azul” trata-se de um mês inteiro dedicado a conscientizar homens de todo Brasil a cuidarem de sua saúde em relação ao câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Mas o que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Conversamos com um especialista no assunto Dr. Italo Nunes Lyra, com sua experiência ele deu dicas e falou sobre o tema.

O câncer da próstata é uma doença do homem é de alta incidência. estima-se que 10% da população masculina poderá desenvolver a doença.

Quais os principais sintomas?

São os mesmos da doença benigna: Disúria (ardor na urina), excitação (demora ao começar a urinar), gotejamento, noctúria (urina noturna), diminuição e força do calibre do jato urinário.

Com que idade correta para iniciar os exames?

Aos 45 anos, investigar PSA, US da próstata, ressonância da próstata, toque retal, biopsia para os casos suspeitos.

Quais os tratamentos mais indicados?

Tratamento depende do diagnóstico, hipertrofia prostática: tratamento medicamentoso.

Prostatites: antibioticoterapia e  no caso específico de câncer de próstata: cirurgia radical, hormonioterapia, radioterapia, quimioterapia.

Fale-nos sobre alguns mitos que envolvem esse tema doutor:

É comum receios do homem sobre o exame de toque retal ou riscos pós-cirurgia de incontinência urinária e impotência sexual.

Doutor, a doença tem cura?

Os critérios de cura são após 5 anos, estabilização da doença, com seguimentos de 3 em 3 meses, se prolongando com a evolução satisfatória.

O Doutor Italo Nunes Lyra é um dos mais requisitados profissionais do Espírito Santo quando o assunto é Urologia, atende em diversos hospitais do estado e em clínicas particulares CRM ES3634.

Atenção:Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.