A Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), já efetuou a vacinação contra a Covid-19 em praticamente todos os idosos do município com 90 anos ou mais. Foram imunizados 109 durante a última sexta-feira (05) e ontem (08). Como algumas pessoas estão fora da cidade e uma pessoa se encontra com o vírus, assim que for possível estes também serão vacinados.
O imunizante utilizado foi o Coronavac e a aplicação da segunda dose acontecerá entre 14 e 28 dias.
O primeiro idoso a ser imunizado foi a Dona Margarida Entrigner Caos, de 91 anos, mais conhecida como Olga. “Todo mundo pode ter coragem de vacinar e ter muita fé em Deus. Minha família e eu estamos muito felizes”, diz a aposentada.
O filho de Dona Margarida, José Caos, 70, agradece por ter iniciado o grupo com sua mãe. “Fiquei muito feliz da primeira a ser vacinada ser minha mãe. Espero que toda a campanha tenha bastante êxito”.
O prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, relata que é uma alegria muito grande poder continuar com a imunização dos munícipes diante da pandemia. “Que Deus possa nos abençoar e que a gente possa juntos superar essa pandemia e voltamos a normalidade”.
Uma das enfermeiras que estão aplicando o imunizante, Cássia de Souza Machado salienta que a vacina é o melhor caminho para ficarmos livres do vírus. “Isso é muito importante em nossas vidas, pois essa doença causou várias perdas para o município, cada pessoa que vacinamos é a renovação da esperança em dias melhores”.
Segundo o secretário de saúde de João Neiva, Dirceu Antônio Gripa, a ordem para a escolha dos grupos a serem imunizados é orientado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria de Saúde do Espírito Santo. “O próximo grupo a ser vacinado será definido nesta semana”. Ele acrescenta, que a vacinação dos trabalhadores de saúde continuará assim que chegar mais doses.
O secretário finaliza reforçando a importância de continuar com as medidas de prevenção ao novo coronavírus, mesmo para quem já foi imunizado. “Não podemos esquecer da higienização das mãos, do uso de máscara e do distanciamento social para que possamos reduzir os riscos de proliferação da Covid-19”.