Os deputados estaduais se reúnem na segunda-feira (1º) para eleger os membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales) para os próximos dois anos. A sessão preparatória ocorre a partir das 15 horas e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, portal, YouTube e Facebook.
Além do presidente, fazem parte da Mesa os 1º e 2º secretários, os 1º e 2º vice-presidentes e os 3º e 4º secretários. São esses os responsáveis por dirigir o Legislativo estadual e por comandar os trabalhos legislativos no Plenário Dirceu Cardoso.
Eleição
De acordo com o Regimento Interno da Ales, a eleição deve ser conduzida pelo último presidente ou, na sua falta, pelo parlamentar mais idoso. É concedido um prazo para inscrição das chapas pelas bancadas dos partidos ou pelos blocos parlamentares. Sempre que possível a composição delas deve levar em consideração o princípio da representação proporcional.
Na sequência passa-se para a votação nominal e aberta. O 1º secretário chama os deputados por ordem alfabética para manifestar seus respectivos votos e o 2º secretário os anota e repete em voz alta. Aqueles que não tiverem declarado voto têm o nome chamado novamente e podem fazer isso até a proclamação do resultado final.
Se alguma das chapas inscritas obtiver maioria absoluta dos votos (16) será considerada eleita. Caso contrário, deverá ocorrer uma nova votação e quem conseguir maioria simples (metade dos presentes mais um) vence. Em caso de empate, a chapa que possuir o candidato a presidente mais idoso leva. O 1º secretário é o responsável por anunciar o vencedor.
Ato
No Diário do Poder Legislativo (DPL) desta sexta-feira (29), foi publicado o Ato 4.203, que convoca os parlamentares para a sessão preparatória de eleição da Mesa Diretora. De acordo com o ato, a sessão será realizada de forma híbrida (presencial e virtual), ficando a critério de cada deputado a forma de participação.
Tendência
A tendência é a recondução do deputado Erick Musso (Republicanos) como Presidente, isso porque foi construído um acordo e o governo decidiu apoiar a candidatura de Musso. Caso seja reeleito, Erick seguirá para o seu terceiro mandato consecutivo a frente do poder legislativo.
Em sua gestão a Assembleia se tornou referência nacional em gestão eficiente com recursos financeiro, tecnologias e modernidade, e destaque em serviços e atendimento ao cidadão, vencendo inclusive uma premiação nacional frente a todas as Assembleias do Brasil.