Os secretários municipais de educação receberão questionário virtual em que indicarão a situação de sua rede de ensino nas 78 cidades do Estado. A iniciativa ficou definida após mais uma etapa de discussões para estabelecer a volta às aulas nas escolas públicas no ano letivo de 2021, mesmo em período de pandemia da Covid-19. A reunião virtual contou com a participação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da promotora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, dirigente do Centro de Apoio de Implementação das Políticas de Educação (Caope), e com representantes da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime-ES), além dos secretários de educação e suas equipes.
O objetivo do questionário é verificar se as cidades já possuem as condições para permitir o retorno às aulas na rede pública e o que deve ser feito para viabilizar essa retomada. A sondagem abordará informações de áreas como transporte escolar, alimentação escolar, contratos de designação temporária de professores, total de professores com comorbidades, quantitativo de alunos, quantitativo de equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais já adquiridos, entre outros dados.
Os secretários municipais de educação e suas equipes terão até sexta-feira (15/01) para apresentar as respostas aos questionamentos. Posteriormente, integrantes da Undime-ES e da Amunes vão sistematizar as respostas e será agendada nova reunião, prevista para segunda-feira (18/01). No encontro, serão retomadas as discussões para definir como o ano letivo de 2021 será efetivado nas escolas da rede municipal.