Após a aprovação e sancionada a lei proposta pelo Presidente da Assembleia Legislativa deputado Erick Musso (Republicanos), que deu mais autonomia ao estado para compra de vacinas ou insumos ligados a ela, o governo do ES decidiu iniciar o processo para compra de vacinas direta dos laboratórios.
O objetivo principal é se antecipar ao plano do calendário nacional de imunização do coronavírus. A informação foi dada por um veículo de comunicação por Nésio Fernandes.
“O Estado já tomou a decisão de adquirir as vacinas, basta haver a disponibilidade”, afirmou o Secretário.
O Secretário também disse que entende que está acontecendo uma demora para ações mais concretas no plano federal, e isso levou o governo a se antecipar e decidir pela compra.
Segundo a publicação Nésio afirmou ter feito contato com a Pfizer que sinalizou com a possibilidade de venda da vacina direto ao Governo do ES. Porém, é preciso aguardar as negociações que estão em andamento com o Governo Federal, é que caso haja acordo com Brasília o plano inicial é que todas as doses da vacina produzidas serão disponibilizadas primeiro para o Governo Federal e serão distribuídas para todos os estados de forma igualitária.
O Governo do ES está se posicionando no sentido de que caso haja algum desequilíbrio na condução do processo que é de responsabilidade do Ministério da Saúde, esteja preparado para vacinar a população, para isso está também em contato com o Instituto Butantan de SP.