O ano de 2020, na opinião de muitos (inclusive na minha), será marcado como um dos piores anos, em virtude da pandemia do novo Coronavírus.
Contando que o período dos 12 meses está acabando, certamente foi um ano diferente, um ano em que o pequeno, maldito e potente vírus nos causou grandes perdas e impôs muitas mudanças nos nossos hábitos e comportamentos.
No que diz respeito a uma retrospectiva, podemos sintetizar o ano, resumindo em apenas quatro meses: Janeiro: ano novo; Fevereiro: carnaval; de Março aos dias atuais: Coronavírus/pandemia; Novembro: eleições municipais.
Falando a “grosso modo”, essa seria a breve retrospectiva de 2020, porém, seria hipocrisia se não adentrasse um pouco nesse resumo e não mencionasse o agravo da pandemia e nem fizesse menção ao grande número de pessoas que a doença vitimou de forma irreversível, levando-as a óbito ao longo do ano.
Minha crítica fica em torno da grande falta de responsabilidade das pessoas que desrespeitaram e ainda desrespeitam a gravidade do problema, ignorando as medidas de segurança, o que certamente é um dos grandes responsáveis pelo avanço e propagação da doença.
Para começarmos a escrever um 2021 melhor e mais saudável, é preciso que sejamos conscientes e façamos nossa parte, no intuito que cheguemos ao final do próximo ano com vida, saúde e com outra perspectiva e realidade de vida.
Juízo, saúde e um feliz ano novo para todos nós!