O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso, viabilizou, desde o processo de habilitação, no início do ano, junto ao Governo do Estado, a entrega do Hospital de Pequeno Porte (HPP) de Barra do Riacho, na orla de Aracruz. O importante equipamento de saúde da cidade foi inaugurado nesta terça-feira (29) e conta com 10 leitos de UTI para atendimento de pacientes com o novo coronavírus.
O hospital viabilizará o acesso mais próximo da casa do cidadão que mora na região de abrangência da orla de Aracruz e permitir respostas mais eficientes aos atendimentos de urgência e emergência. O HPP vai funcionar ao lado das instalações do Pronto Atendimento (PA) de Barra do Riacho e, atendendo pacientes com suspeitas da Covid-19, dará suporte de retaguarda aos hospitais de referência do estado.
A solicitação do Hospital de Pequeno Porte foi feita ao deputado Erick Musso pela secretária de Saúde da cidade, Clenir Avanza. “Precisamos destacar que a habilitação do HPP da Barra do Riacho é o resultado do esforço mútuo, de pessoas de coragem, como o presidente Erick Musso e o prefeito Jones Cavaglieri. No momento em que vemos gastos enormes com a saúde pública brasileira, vamos ter um grande avanço com o HPP, apenas readequando os fluxos de atendimento”, ressaltou a época a secretária.
O presidente Erick Musso destacou que um hospital de pequeno porte na região vai desafogar a demanda dos grandes hospitais estaduais. “Minha satisfação é de ter cumprido o meu dever como agente público e munícipe de Aracruz. Quero que a saúde chegue com qualidade, atendendo com dignidade e respeito o cidadão aracruzense”, falou.
O hospital funcionará em Barra do Riacho, ao lado do Pronto Atendimento (PA), e contará com mais de 55 leitos separados entre clínicos, clínicos médicos, UTI adultos, UADC, isolamento e cirurgia com recuperação anestésica. O HPP também possui banheiros adaptados e torneiras com sensores, visando uma melhor higienização.
Musso ressaltou que o HPP de Barra do Riacho vai dar suporte de retaguarda aos hospitais estaduais, diminuindo assim os impactos do colapso do SUS com a nova onda de avanço do novo coronavírus, além de absorver as demandas que iriam para as UPAS de Vila Rica e Jacupemba. “É uma grande vitória e a realização de um sonho ver os aracruzenses serem atendidos perto de casa, fortalecendo ainda mais o Sistema Único de Saúde”.