Então é Natal, vamos às compras!
E a pandemia?
Tem gente que não está nem aí para ela, mas independente do que essa gente pensa, eu prefiro pensar que é um erro subestimar o potencial do vírus da atual pandemia como muitos subestimam em determinados centros comerciais onde tenho passado, por exemplo, no principal centro de compras do meu município, a Serra/ES.
No último sábado, em poucos minutos, passando pela famosa Avenida Central de Laranjeiras, onde se concentra a maior parte do comércio serrano, observei coisas absurdas, no que diz respeito a pandemia.
Andando por uma área de cerca de 100 metros da avenida lotada de gente, contabilizei 19 pessoas andando tranquilamente sem fazer o uso de máscaras, como se nada tivesse acontecendo no mundo ou como se a atual realidade na saúde mundial tivesse muito longe de nós brasileiros. Mas isso não foi o cúmulo do absurdo. Entrei em uma loja, e permanecendo por aproximadamente dois minutos, observei as próprias funcionárias (5) sem máscaras e nenhuma outra proteção visível.
O que relatei aconteceu na Serra, mas sei que acontece em quase todos os lugares do nosso estado e do Brasil. Então como acabar com o problema e sua disseminação se as próprias pessoas que podem ser vítimas fazem questão optar pela manutenção dele, ignorando as poucas medidas de proteção e a não disseminação da doença? Fica difícil, e só em pensar que muitas dessas pessoas que andam pelas ruas e comércios das cidades sem nenhuma preocupação e proteção, na noite de Natal, provavelmente vão estar reunidas com seus pais, avós e demais familiares que possivelmente estão mais vulneráveis a ponto de facilmente adquirir vírus da Covid-19, já imagino o final infeliz que poderá ser o fim e começo de ano dessas pessoas.
Contudo, penso que podemos sim, sair, comprar, vender, passear, etc., mas com responsabilidade e cientes do que estamos fazendo... Tudo isso para não levarmos o vírus mortal como presente de Natal para ninguém, principalmente para nossos familiares e amigos!
Um feliz e saudável Natal a todos!