Para conter o novo aumento do número de casos de Covid-19 em Aracruz, a Prefeitura adotou medidas de combate à pandemia e a proteção à vida. A administração destaca que nunca teve dúvidas em colocar a preservação da vida em primeiro lugar, tendo que tomar medidas até mesmo impopulares para evitar situações mais sérias.
A estratégia de adotar essas ações na hora certa, inclusive, fez com que Aracruz conseguisse enfrentar a pandemia sem colapso no sistema de saúde. “O nosso dever e obrigação é agir no tempo certo e não esperar que o pior aconteça. Por isso, vinha conversando com minha equipe e definimos ações com o objetivo de lutar pela contenção da pandemia na cidade”, pontuou o prefeito Jones Cavaglieri.
Entre as medidas está a liberação de atividades comerciais que podem funcionar em dias e horários diferentes do regular e habitual desde 14 de dezembro de 2020 a 02 de janeiro de 2021, por ocasião das festividades de final de ano, desde que sejam cumpridas as responsabilidades recomendadas nos protocolos sanitários e administrativos de segurança para a pandemia da COVID-19, principalmente o distanciamento social, o uso de máscaras, álcool em gel, concentração de 70%, para os clientes e manter o ambiente ventilado.
Outras medidas são: evitar, não promover e não participar de atividades de qualquer natureza, em locais públicos ou privados, incluindo a residência, que possam aglomerar pessoas ou que possam contrariar as orientações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde, do Governo do Espírito Santo e do município.
Feiras Livres
As feiras livres, em Aracruz, estão autorizadas a funcionar conforme protocolo estabelecido no decreto mantendo distância de no mínimo cinco metros, o feirante fica obrigado a utilizar Equipamento de Proteção Individual, especificamente a máscara para realizar o atendimento ao cliente e a higienização das mãos com álcool em gel. Fica proibida, durante as feiras livres, a presença de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e menores de 10 anos.
Shows e atrações culturais
Além disso estão suspensas as atividades de cinemas, teatros, museus, boates, casas de shows, espaços culturais e afins, ressalvada a hipótese em que o funcionamento ou a apresentação cultural possa funcionar no formato drive in, e desde que atenda integralmente os requisitos estabelecidos em Portaria da Secretaria Estadual de Saúde.
Eventos
Fica suspensa a realização de eventos e atividades com a presença de público, tais como shows, exposições, feiras, passeatas, eventos corporativos, acadêmicos, técnicos ou científicos e afins, enquanto durar o Estado de Emergência em Saúde Pública em decorrência da Pandemia do novo coronavírus (COVID19), ainda que previamente autorizadas, independentemente do quantitativo de pessoas.
Virada Ano Novo
Devido à preocupação da Prefeitura com a gravidade da situação com o aumento acelerado da Covid-19, a queima de fogos que aconteceria no dia 31, foi cancelada. Nesse mesmo dia, a fiscalização de Posturas estará nos principais balneários para evitar aglomerações.
“As coisas pioraram muito nos últimos dias e, diante desse aumento expressivo, a entrada de 2021 não será de celebração, mas sim de preocupação. Essa é uma medida necessária para que todos fiquem atentos para o risco que estamos correndo”, destacou o prefeito Jones Cavaglieri.